quarta-feira, 7 de maio de 2014

China/Zonas económicas especiais nos países de língua portuguesa em colóquio em Macau

7 maio 2014, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)
 
Um colóquio sobre zonas económicas especiais nos países de língua portuguesa decorre desde segunda-feira e até ao próximo dia 18 em Macau e na Zona Económica de Desenvolvimento de Nansha, na província de Guangdong, informou a organização.

Organizada pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a iniciativa, que conta com a colaboração da Universidade de Macau, visa “consolidar o intercâmbio para explorar a viabilidade da construção destas zonas”, afirmou
o secretário-geral do Secretariado Permanente do Fórum Macau, Chang Hexi, no final da cerimónia de abertura.

Esta é a segunda iniciativa este ano do Centro de Formação do Fórum Macau, que foi constituído em 2011.

“A China tem uma rica e bem-sucedida experiência de implementação de zonas económicas especiais” e, depois da abertura, estabeleceu cinco, tendo criado também várias ‘zonas abertas’ em cidades do litoral, o que proporcionou um “salto” na sua economia, realçou Chang Hexi, no seu discurso, destacando que a partilha dessa “experiência” vai ao encontro da estratégia delineada no quadro da cooperação sino-lusófona.

Com recurso a palestras temáticas e visitas de estudo, este colóquio “oferece uma excelente plataforma para o intercâmbio e cooperação entre as autoridades responsáveis pelo desenvolvimento e execução de zonas económicas especiais dos países de língua portuguesa”, disse o secretário-geral do Secretariado Permanente do Fórum Macau.

A secretária-geral adjunta do Fórum Macau, Rita Santos, complementou, destacando o “valor” que a comunidade internacional confere ao desenvolvimento de zonas económicas especiais da China, as quais servem de “eixo” no relacionamento com os seus vizinhos, bem como as vantagens que encerram.

Os participantes do colóquio, em número de 28, são oriundos da Guiné-Bissau (cinco), Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste (cada uma com quatro) e Cabo Verde (três). (macauhub/MO/AO/BR/MZ/PT/TL/CV)


Nenhum comentário: