quarta-feira, 16 de março de 2011

CPLP/Concebido cenário fictício para o Exercício Felino 2010


Luanda, 16 março 2011 - O exercício Felino 2010, a ter lugar de 19 a 28 deste mês, na região de Cabo Ledo, província do Bengo, foi concebido num cenário fictício produzido por Angola de comum acordo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O facto foi anunciado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas para Área Administrativa, general Abreu Muengo "Kamorteiro".

Falando em conferência de imprensa, o general Kamorteiro referiu que o cenário da manobra foi elaborado tendo em conta as necessidades de treino da Força Tarefa Conjunta/Combinada (FTCC), no âmbito do Execício Felino 2010.

O mesmo será realizado num Estado denominado "Quimbamba" que ao longo de várias gerações foi palco de sucessivos confrontos inter-étnicos.

Devido à existência de etnias, religiões, crenças e modos de vida diferentes, geraram-se conflitos no seu seio, que se agravaram pelo estabelecimento de fronteiras que nada tinham a ver com as áreas fronteiriças, dividindo tribos e povos, explicou o responsável militar, numa alusão ao cenário fictício do exercício.

Fruto desta série de conflitos internos, prosseguiu, registou-se a desagregação de "Quimbamba" e surgiram quatro novos Estados independentes designadamente, "Quiçanlândia", "Benglândia, "Kwanzalândia" e "Muxilândia", o que gerou instabilidade.

Devido a este facto, os conflitos continuaram, resultando no surgimento de campos de deslocados, num dos quais dá-se um surto de febre hemorrágica.

Para a intervenção da comunidade internacional, as Nações Unidas atribuíram à CPLP a missão de realizar uma operação de ajuda humanitária na fictícia "República de Quiçalanda", explicou o general, na qualidade de oficial supervisor do Exercício Felino 2010.

Em função do cenário, a Força Tarefa Conjunta/Combinada da CPLP, realiza o exercício na área de operações de Quiçalandia, levando a cabo acções de paz, realizando missões de ajudas humanitárias com a acção das ongs junto dos campos de refugiados, doando alimentação, roupa e assistência médica.

O Exercício Felino 2010 insere-se num conjunto de manobras militares conjuntas e combinadas, desenvolvidas no âmbito da cooperação técnico-militar entre os membros da CPLP.

Visa a inter-operabilidade das forças armadas da comunidade, tendo em conta as operações de paz e de assistência humanitária sob a égide das Nações Unidas, respeitando as legislações nacionais.

O exercício contará com tropas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, com vista a treiná-las para o melhoramento da sua eficiência no planeamento, comando, controlo e conduta nas missões de ajuda humanitária, manutenção de paz, busca e salvamento.

Estas manobras foram lançadas em 2000 em regime anual de rotatividade. As mesmas, que deveriam ter lugar em Angola no ano transacto, foram adiadas por motivos técnicos.

A CPLP é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa e o seu actual Secretário Executivo é Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau.

Foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. (AngolaPress)

Nenhum comentário: