terça-feira, 29 de março de 2011

Brasil e e China realizaram testes conjuntos com satélite Cbers-3 antes do seu lançamento este ano


Brasília, Brasil, 29 março 2011 – Especialistas do Brasil e da China realizaram testes de compatibilidade electromagnética entre o satélite Cbers-3 e a estação de recepção e gravação de imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), localizada em Cuiabá, Mato Grosso, informou segunda-feira em Brasília o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em parceria com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, o INPE mantém o Programa Cbers (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês), sendo o Cbers-3 o quarto satélite a ser lançado pelo programa.

O Cbers-3 será lançado durante o corrente ano.

Os testes, realizados em Cuiabá, são importantes não somente para garantir a recepção das imagens, mas também para a verificação da correcta descodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos conjuntamente, tais como os de telemetria das câmaras e os de órbita e altitude.

Após a validação da estação de Cuiabá para a recepção do CBERS-3, testes semelhantes serão realizados numa estação de recepção de imagens na China.

Nos termos do comunicado, participaram vinte especialistas, entre engenheiros e técnicos do grupo de telecomunicações da Divisão de Electrónica Aeroespacial da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espaciais, da Estação Terrena de Cuiabá, da Estação de Recepção de Imagens de Cuiabá, da Coordenação de Observação da Terra, estes do INPE, da indústria brasileira (AMS Kepler) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. (macauhub)

Nenhum comentário: