quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Brasil/ Lula reafirma a chanceleres da América Latina e Ásia prioridade no estreitamento de relações

Ana Paula Marra / Repórter da Agência Brasil / 22 Agosto 2007

Brasília - Ao receber no Palácio do Planalto os chanceleres participantes da III Reunião Ministerial do Foro de Cooperação América Latina-Ásia do Leste (Focalal), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância das duas regiões estreitarem suas relações para que possam realizar mais trocas comerciais e culturais. Destacou também a importância do Focalal para que os países da América Latina e Ásia descubram quais são as afinidades e oportunidades que têm para oferecer um ao outro.


Lula lembrou que ao longo dos últimos anos seu governo tem dado prioridade ao estreitamento das relações e do diálogo político com outras nações. "Essas coisas resultaram, primeiro, num aprendizado nosso de que não é importante que um país fique dependendo da sua relação comercial, política e cultural apenas de um país ou de um bloco. É preciso que tenhamos uma relação mais plural possível para que a gente possa ter mais mobilidade e ficarmos menos vulneráveis a qualquer tipo de crise que possa acontecer no mundo".


Como resultado positivo dessa articulação entre países, o presidente citou o G-20 – grupo de países em desenvolvimento -, que, segundo ele, ganhou importância notória nos últimos tempos. "O G-20 ganhou importância tão grande que hoje eu acho pouco provável que qualquer negociação na OMC [Organização Mundial do Comércio] se dê sem que as pessoas levem em conta a participação do G-20".


O presidente manifestou otimismo de que a Rodada Doha, de liberalização do comércio agrícola mundial, está caminhando para se chegar a um acordo.


"Certamente não será um acordo que vá contemplar na totalidade nenhum de nossos interesses, mas certamente eu sempre trabalhei com a hipótese de que a Rodada Doha pudesse prever que, no acordo, os países mais pobres pudessem ter um ganho maior, outros países pudessem ganhar menos, outros pudessem empatar, sempre levando em conta que os países mais ricos teriam de fazer concessões para que pudéssemos reequilibrar um pouco a questão do comércio mundial", afirmou Lula.


O presidente disse ainda estar convencido de que serão as trocas comerciais entre países que não possuem afinidades que ajudarão a fortalecer as economias mundiais. Por isso, ressaltou que pretende, nos próximos anos, viajar muito.


"Eu, como presidente do Brasil, admiti a seguinte idéia: tem tanta gente pra me ajudar a cuidar dos problemas internos aqui que eu estou ousando viajar mais".


Em setembro, o presidente Lula vai visitar os países nórdicos e, em outubro, voltará à África.


O Focalal congrega 33 países e tem como objetivo principal estimular a interação e o conhecimento mútuo, promover o diálogo político e intensificar a cooperação. É o único mecanismo de concertação multilateral permanente entre as duas regiões.


A I Reunião Ministerial do Focalal ocorreu em Santiago do Chile, em março de 2001, e a II Reunião Ministerial, em Manila, Filipinas, em janeiro de 2004.


Atualmente, o Focalal conta com três Grupos de Trabalho: Política, Cultura e Educação; Economia e Sociedade; e Ciência e Tecnologia.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/08/22/materia.2007-08-22.5170327614/view

Nenhum comentário: