terça-feira, 21 de agosto de 2007

Timor-Leste/ Contestação a Xanana Gusmão continua

Baucau, 21 Agosto 2007 - Pósteres com inscrições anti-Xanana e outras expressões contra o seu Governo enchem o distrito de Baucau, como sinal de insatisfação por, segundo os militantes da Fretilin deste distrito, Xanana e Ramos Horta terem feito manobras políticas para destruir a Fretilin.


Segundo observações do Jornal Nacional Diário , domingo (12/8), pósteres contra Xanana foram afixados em todas as partes da cidade de Baucau, quando o Presidente José Ramos Horta anunciou a formação do Governo pela Aliança Maioria Parlamentar (AMP).

.

Além dos pósteres, foram também erguidas bandeiras do partido Fretilin, desde Vila Antiga até Vila Nova.

Uma das inscrições tinha escrito: "Não cooperaremos com o IV Governo Constitucional e rejeitamos totalmente um Governo formado por partidos derrotados na eleição parlamentar de 30 de Junho de 2007, que não respeitaram a democracia e não deram valor ao nosso direito, segundo a Constituição. Viva a Fretilin, o Governo AMP é ilegal, continuaremos para sempre a acção contra o Governo AMP, o Presidente da RDTL destruiu a democracia!".

.

Apesar disso, a situação em Baucau normalizou-se e os transportes públicos começaram a circular normalmente, como também a circulação da população nas estradas públicas, ao contrário dos dias anteriores.


Até à data, os militantes da Fretilin continuam a usar camisolas da Fretilin, circulando na capital do distrito de Baucau e continuando a gritar "A Luta Continua".


No distrito de Baucau, as F-FDTL e PNTL intensificaram o nível de segurança, efectuando patrulhas na cidade, mas em certos pontos da estrada que liga os distritos de Baucau e Viqueque a situação ainda não se normalizou, estando bloqueada uma dessas zonas, onde uma viatura da UN foi queimada. ( JNSemanário/ timorlorosaenacao/título TLN)

Nenhum comentário: