segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolivia, China/Evo Morales inaugura la era espacial de Bolivia



2 diciembre 2013, TeleSUR http://www.telesurtv.net (Venezuela)

El Túpac Katari comenzará a emitir señales a partir de abril de 2014 y permitirá ampliar y mejorar los servicios de telefonía, internet, televisión y radio. Los beneficios del satélite llegarán a los 337 municipios de Bolivia.


l presidente de Bolivia, Evo Morales, inauguró este lunes la estación terrena de Amachuma, en la ciudad de El Alto (oeste), desde donde se monitoreará el satélite de telecomunicación Túpac Katari.

Este satélite orbitará a partir del próximo 20 de diciembre y será lanzado en China. Sus operaciones arrancarán en el año 2014.

"No somos una potencia, pero nos hemos levantado con mucha fuerza (...) Ya tenemos nuestro satélite de comunicación, no sólo es para las potencias, ahora es también para países progresistas como nosotros", expresó Morales

RECESSO





MERCOSUL & CPLP ESTARÁ DE RECESSO NA PRIMEIRA QUINZENA DE DEZEMBRO. EVENTUALMENTE DEVERÃO SER POSTADOS MATERIAIS DE INTERESSE IMEDIATO.

GRATOS PELA COMPREENSÃO MANIFESTADA.

O Editor

Gobierno ultraconservador de España asesorará a FF.AA. de Colombia en su aspiración a la OTAN



30 noviembre 2013, ANCOL Agencia de Noticias Nueva Colombia http://anncol.eu

Polo Democratico

El ultraconservador gobierno español que preside el cuestionado presidente Mariano Rajoy anunció que asesorará a las Fuerzas Militares de Colombia para que hagan parte de la Organización del Atlántico Norte (OTAN), asociación militar de agresión europea que está bajo la orientación de Estados Unidos.

En efecto, un militar español experto en OTAN asesorará al Ministerio de Defensa de Colombia de cara a las aspiraciones del país sudamericano a acercarse a la Alianza Atlántica. Asimismo, oficiales colombianos podrán tener la oportunidad de colaborar en operaciones en el exterior en las que participe España.

Así lo acordaron los ministros de Defensa de España y Colombia, Pedro Morenés y Juan Carlos Pinzón, respectivamente, durante la reunión que mantuvieron el pasado 27 de noviembre en Bogotá

Brasil/ATY GUASU: INFORME SOBRE A REUNIÃO DAS LIDERANÇAS COM O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA DO BRASIL



1 dezembro 2013, Facebook GUARANI/KAIOWÁ - Apelos pela Vida

Aty Guasu informa que no dia 29/11/2013, na aldeia Jaguapiru-Dourados-MS, ocorreu uma reunião das lideranças da Aty Guasu com os representantes Dr. Marcelo Veiga, representante do Ministério da Justiça, e Dr. Nilton é da Secretaria Geral da Presidência da República.

Na ocasião dessa reunião, nós, lideranças da Aty Guasu, mais uma vez ressaltamos e relatamos aos representantes do Governo Federal que as organizações dos fazendeiros, SOBRETUDO AGRONEGÓCIO (FAMASUL, ACRISSUL, APROSOJA) juntamente com os políticos anti-indígenas continuam financiando as violências, discriminação, racismo e ódio contra as vidas dos povos Guarani e Kaiowá no MS.

Destacamos que povo Guarani e Kaiowá apenas reivindica uma parcela de território tradicional. Além disso, mencionamos que o povo Guarani e Kaiowá é paciente e sempre respeita o Governo e Justiça do Brasil, por isso mesmo o povo aguarda pacientemente pela demarcação e posse de suas terras tradicionais, há mais de vinte (20) anos e trinta (30) anos, mas no último caso, quando não há paralisação da demarcação das terras, os Guarani e Kaiowá começaram a fazer reocupação das terras tradicionais.

Angola/Feira do Livro da CPLP encerra hoje as portas



30 novembro 2013, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Isaquiel Cori

Hoje é o último dia da I Feira do Livro da CPLP que, desde o passado dia 22, está a proporcionar aos luandenses a oportunidade de aquisição de mais livros para as suas estantes domésticas e de contacto directo com autores dos países representados.

Aliás, todas as classes profissionais envolvidas no circuito de criação, produção, distribuição e conservação do livro tiveram a possibilidade de interagir com os seus pares da CPLP.

O balanço oficial ainda está para ser feito, mas alguns participantes,

Turismo em Moçambique com crescimento de 9,5% em 2012



2 dezembro 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)
  
Moçambique registou, em 2012, um crescimento turístico de 9,5%, com 2,2 milhões de chegadas internacionais contra 2,01 em 2011, disse em Maputo o primeiro-ministro Alberto Vaquina.

Ao discursar na abertura da 5ª reunião dos Ministros do Turismo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC),

Ligação marítima regular Brasil/Cabo Verde com início na primeira quinzena de Dezembro



29 novembro 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

A ligação marítima regular Brasil/Cabo Verde deverá iniciar-se na primeira quinzena de Dezembro com o navio Agena, de um armador da Dinamarca, transportando carga diversa, noticiou terça-feira o diário “O Povo”, de Fortaleza, estado do Ceará.

A ligação vai ser garantida

UM TRATADO PARA ESTABELECER O GOVERNO DAS MULTINACIONAIS



29 novembro 2013, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

As discussões sobre um acordo de livre-comércio entre o Canadá e a U.E foram concluídas em 18 de outubro. Um bom presságio para o governo dos EUA, que espera firmar uma parceria desse tipo com a Europa. Negociado em segredo, permitiria às multinacionais processar qualquer Estado que não siga as normas do liberalismo

por Lori Wallach*, Le Monde Diplomatique

É possível imaginar as multinacionais levando aos tribunais os governos cuja orientação política tivesse por efeito diminuir seus lucros? É concebível pensar que elas podem exigir – e conseguir! – uma compensação generosa pela perda de rendimentos causada por um direito do trabalho muito restritivo ou por uma legislação ambiental muito espoliadora? Por mais improvável que possa parecer, esse cenário não é novo. Ele já aparecia com todas as letras no projeto do Acordo Multilateral de Investimentos (AMI), secretamente negociado entre 1995 e 1997 pelos 29 países-membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE).1 Divulgada in extremis, a cópia despertou em vários países uma onda de protestos sem precedentes, forçando seus promotores a mandá-la para a gaveta. Quinze anos depois, ei-la de volta em grande estilo, com uma nova roupagem.

O acordo para criar uma Parceria de Investimento e Comércio Transatlântica (TTIP, na sigla em inglês), negociado desde julho de 2013 pelos Estados Unidos e pela União Europeia, é uma versão modificada do AMI. Ele prevê que as legislações em vigor em ambos os lados do Atlântico estejam em conformidade com as normas de livre-comércio estabelecidas pelas – e para as – principais empresas europeias e norte-americanas, sob pena de sanções comerciais ao país transgressor ou de uma reparação de vários milhões de euros em favor dos queixosos.