segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ligação marítima regular Brasil/Cabo Verde com início na primeira quinzena de Dezembro



29 novembro 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

A ligação marítima regular Brasil/Cabo Verde deverá iniciar-se na primeira quinzena de Dezembro com o navio Agena, de um armador da Dinamarca, transportando carga diversa, noticiou terça-feira o diário “O Povo”, de Fortaleza, estado do Ceará.

A ligação vai ser garantida
pelas operadores Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Ceará Trade Brasil, cuja nova rota ligará o porto de Mucuripe, em Fortaleza, capital do Ceará, aos portos cabo-verdianos da Praia e do Mindelo.

Actualmente, a ligação marítima entre o Ceará e Cabo Verde sai de Fortaleza, demora 35 a 40 dias e passa pelos portos de Santos (Brasil) e Lisboa de onde segue para o arquipélago.

Recentemente, o director executivo da Ceará Trade Brasil, Roberto Marinho, afirmou que o navio que vai fazer a ligação entre os dois países tem capacidade para transportar até três mil toneladas de mercadorias e adiantou que “cerca de 20 empresas do Ceará estão envolvidas no projecto”, que vai transportar aço, cerâmica, tintas, cimento, calçado, vestuário, cosméticos, plásticos, móveis, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas.

As negociações para a concretização do projecto começaram em 2009, durante uma visita de uma missão empresarial do Ceará a Cabo Verde, que acabou por ser retribuída, no mesmo ano, por uma outra cabo-verdiana àquele estado brasileiro.

O empresário brasileiro disse acreditar que esta nova ligação marítima entre os dois países, irá transformar o arquipélago num entreposto comercial para a colocação de produtos brasileiros nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), um mercado com mais de 200 milhões de consumidores, de que Cabo Verde faz parte. (macauhub)
 

Nenhum comentário: