quarta-feira, 14 de agosto de 2019

BRICS/China nega visita de navios de guerra dos EUA a Hong Kong


14.08.2019, 08:34, RT TV-Novosti (Rússia) https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2019081414384935-china-nega-visita-de-navios-dos-eua-a-hong-kong/

Os navios USS Green Bay e USS Lake Erie ficaram impossibilitados de entrar no porto da cidade. Pequim não explicou sua decisão.

O USS Green Bay é um navio de desembarque anfíbio, enquanto o USS Lake Erie é um cruzador. As embarcações tinham visitas programadas para este mês e para setembro. No entanto, ambas foram recusadas por Pequim. O governo do gigante asiático não deu explicações de sua decisão, informou a Reuters.

Esta não é a primeira vez que navios da Marinha dos Estados Unidos têm entrada negada à cidade chinesa. Em setembro do ano passado, o USS Wasp também ficou impedido de atracar, devido
às tensões militares entre os EUA e a China, além da guerra comercial entre ambos.

Atualmente Hong Kong vive uma onda de manifestações contra um projeto de lei que permitiria a extradição para o território continental chinês. Segundo o projeto, Hong Kong teria de enviar suspeitos para serem julgados pela Justiça da China continental.

Embora o governo da região autônoma de Hong Kong tenha congelado o projeto, os manifestantes demandam o seu total cancelamento. O aeroporto de Hong Kong já teve  voos cancelados em várias ocasiões devido aos protestos.


BRICS/China refuta frequente intervenção dos EUA nos assuntos de Hong Kong

12.08.2019 10h23 Xinhua (China) http://portuguese.people.com.cn/n3/2019/0812/c309806-9605219.html   

Beijing, 10 ago (Xinhua) -- Uma porta-voz da chancelaria chinesa pediu novamente na sexta-feira à parte norte-americana que deixe imediatamente de intervir nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos da China.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, fez os comentários após uma porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos denunciar na quinta-feira alguns veículos de imprensa que revelaram informações pessoais de uma diplomata norte-americana que havia se reunido com ativistas pró "independência de Hong Kong".

Hua disse que a porta-voz do Departamento de Estado deve em primeiro lugar refletir sobre suas próprias palavras e atos, e que não deveria recorrer a reportagens da imprensa para atacar ou culpar os governos de outros países.

A parte norte-americana vem intervindo frequentemente nos assuntos de Hong Kong, o que indevidamente conduzirá a uma oposição resoluta e forte indignação do povo chinês, incluindo os compatriotas de Hong Kong, disse Hua.

A porta-voz também insistiu à parte norte-americana que cumpra com o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais.

(Web editor: Zhang Rong, editor)

Artigos Relacionados

-- China continua sendo fornecedor confiável das marcas de moda globais em meio a tensões comerciais com indústria dos EUA

Nenhum comentário: