terça-feira, 31 de maio de 2016

Moçambique/Agência Lusa reconhece ter divulgado noticia e foto falsas sobre vala comum com 120 corpos em Sofala*



27 de Maio de 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)


Foto reconhecida como falsa pela Agência Lusa*

A Agência Lusa admite ter cometido erros no tratamento da informação, dando conta da existência de uma vala comum na zona de Canda, no distrito de Gorongosa, em Sofala.

A lusa também afirma que a fotografia usada para ilustrar a alegada existência de uma vala comum, com cento e vinte corpos, é falsa e que os outros órgãos de comunicação social, com maior destaque para os estrangeiros, se apoiaram do conteúdo publicado pela agência, para desinformar os seus leitores.

Segundo o delegado
da agência lusa, o incumprimento de princípios elementares do jornalismo deveu-se aos constrangimentos que o repórter do órgão teve para aceder ao local, onde os camponeses alegaram existir uma vala comum.

Henrique Botequilha teceu estas considerações, esta sexta-feira, durante uma audição com a comissão parlamentar dos assuntos constitucionais, direitos humanos e de legalidade, a fim de esclarecer sobre as vias pelas quais obteve a informação da existência de uma vala comum, com cento e vinte corpos.

Botequilha disse, igualmente, que o repórter teria tentado, várias vezes, deslocar-se ao local apontado pelos camponeses, mas que foi impossível aceder a zona, devido às hostilidades militares entre a Renamo e a força governamental.

Quanto às imagens, falsas, publicadas, dando conta da existência de uma vala comum com cento e vinte corpos, o Delegado da lusa sublinhou que tratou-se de um equívoco.
O Presidente da comissão parlamentar dos assuntos constitucionais, direitos humanos e de legalidade, Edson Macuácua, disse que a audição serviu para clarificar e dar pistas sobre o assunto, em investigação.

Quanto a alegada correcção da falsa fotografia publicada pelos órgãos de comunicação, dando conta da existência de uma vala comum com cento e vinte corpos, em Canda, Macuácua, disse que o assunto será discutido a posterior.

Na segunda-feira a primeira Comissão Parlamentar desloca-se à província de Sofala para dar continuidade às investigações. (RM)

*Título da matéria e legenda da foto de Mercosul & CPLP + BRICS


------------- Relacionada


Moçambique/Vice-Ministro do Interior reitera não existência de Vala Comum
26 maio 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

O Vice-Ministro do Interior, José dos Santos Coimbra, garantiu que as Forças de Defesa e Segurança tudo farão para que os parlamentares realizem com êxito a investigação da existência de alegada vala comum e violação dos direitos humanos na região centro do país.

Coimbra, que falava esta quinta-feira, na sede do Parlamento, durante uma audição, admitiu a possibilidade de os corpos encontrados nos distritos de Gorongosa, em Sofala, e Macossa, em Manica, serem o resultado de desavenças dentro das forças da Renamo, visto que alguns ostentavam fardamento daquela formação política.

Esta quarta-feira, a Polícia de Investigação Criminal vincou na audição, no parlamento, que não existe vala comum no distrito de Gorongosa e que os onze corpos foram encontrados debaixo de uma ponte sobre o Rio Mbinganhama, no Distrito de Macossa.

Relativamente a existência de corpos no Posto Administrativo de Murrotone, em Mocuba, província da Zambézia, o Vice-Ministro do Interior disse desconhecer tal facto e garantiu que as autoridades policiais estão a averiguar a veracidade da informação.

Esta sexta-feira, a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade vai proceder a audição do ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Isac Chande, sobre a alegada existência de valas comuns em Sofala e Manica. (RM)

Nenhum comentário: