terça-feira, 24 de maio de 2016

Angola/UM PRESTÍGIO INTOCÁVEL



22 maio 2016, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Victor Carvalho

Quer alguns queiram ou não, a verdade é que Angola continua a desfrutar de um prestígio intocável no areópago internacional, tanto nos centros das grandes decisões como a nível de comunidades empresariais, sejam elas privadas ou públicas.

Trata-se não de uma mera suposição mas de um dado inquestionável, como disso são prova os múltiplos exemplos que quase diariamente se revelam como que a desdizerem, categoricamente, todos os fazedores das ideias e dos conceitos com que querem catalogar a avaliação que fazem do resultado de todo o esforço colectivo que os angolanos estão a desenvolver  para ultrapassar a crise.

Enquanto uns falam de “apostas falhadas”, quando se referem a algumas das opções do Governo para enfrentar a actual situação económica, outros preferem
sublinhar o continuado interesse que Angola continua justificadamente a despertar a nível internacional como destino de investimento preferencial em diferentes áreas de negócio.

Se para uns, como por exemplo para um alto responsável da Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola, com os actuais constrangimentos “nenhuma empresa gerida por gente séria vai entrar no mercado angolano”, para outros a grande dúvida é saber quais são os melhores projectos nacionais que estão disponíveis para receber os seus investimentos. Isto sucede, por exemplo, em relação a fundos de investidores de países tão variados como são a Finlândia, a Itália, a Índia e de muitos outros países e governos.

A economia angolana, aos poucos, talvez mais lentamente do que seria desejável, vai-se diversificando e abrindo-se a investidores estrangeiros que não escondem o seu entusiasmo em participar nesse desafio, fazendo-o porque acreditam convictamente nas capacidades empreendedoras do empresariado nacional e na sua determinação em ultrapassar os problemas, tal como disso já deram repetidos exemplos num passado ainda fresco. Quem esteve fora do país entre 2002 e agora a ele regressa, não pode deixar de se surpreender com o muito que foi feito a nível de infra-estruturas, especialmente na reabilitação de estradas e pontes, na construção de escolas e de hospitais e na oferta, de um modo geral, de melhores serviços às populações.
Isto foi possível, em primeiro lugar, graças a estratégias de desenvolvimento devidamente estruturadas e minuciosamente aplicadas, mas também pelo apoio obtido junto de parceiros internacionais que acreditaram no trabalho que estava a ser desenvolvido.

Ainda hoje, em plena crise económica, continuam a funcionar numerosas parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, com ou sem a presença do Estado, e que já possibilitam um certo aconchego em muitos sectores, tanto na área alimentar como na de indústria, pescas e construção.

No sector alimentar, neste momento e apenas a título de exemplo, o país está em condições de exportar sal, crustáceos, farinha e óleo de peixe além da tilápia, graças, precisamente, ao funcionamento de modernas fábricas ligadas à indústria pesqueira e que são um bom exemplo das parcerias internacionais, algumas delas subvencionadas pelo próprio Estado.

Poderá dizer-se que um país não enriquece apenas a exportar estes alimentos, mas só o facto disso estar neste momento a ser feito deveria ser encarado como motivo de satisfação, por provar a capacidade das empresas nacionais em ultrapassarem as dificuldades e aproveitarem da melhor forma as oportunidades que se lhes oferecem.

No sector agrícola, determinante para a desejada consolidação da diversificação económica, há a registar o facto de o país estar até ao final do ano em condições de exportar ovos e carne de frango, para lá de diversos tipos de fruta e de produtos hortícolas. Na indústria, os projectos públicos de infra-estruturação para a criação de pólos industriais, seis deles através da linha de crédito da China, oferecem um variado leque de oportunidades, em quase todas as províncias do país, que tanto o empresariado nacional como estrangeiro estão prontos para aproveitar.

Nas páginas deste jornal têm vindo a ser publicados diversos trabalhos que retratam o muito que está a ser feito, em todo o país, com o objectivo de garantir a sustentabilidade do desenvolvimento capaz de gerar cada vez mais emprego.

Este esforço e esta realidade estão à vista de todos, mesmo daqueles que teimam em insistir na ideia de que Angola é um país condenado ao fracasso por ter perdido as condições que já teve para se financiar, quase que exclusivamente, através das receitas petrolíferas.

É claro que, ao que já foi feito, muito se poderia ter acrescentado não fosse a existência de uma tendência, quase fatal, de alguns continuarem a minimizar as capacidades do país se superar, em vez de trabalharem de forma construtiva.

Talvez menos tocado por essa estranha fatalidade, o empresariado estrangeiro olha para Angola de forma mais pragmática e, por isso, não hesita, contrariamente ao que muitos ainda querem fazer crer, em continuar a depositar a sua confiança traduzida na busca  incessante de novas parcerias nos diversos sectores da economia nacional.

Essas parcerias são fundamentais, pois permitirão ao sector público estar mais acompanhado e melhor apetrechado no desempenho da missão de liderar todo o processo de diversificação económica e que está em marcha já bem adiantada.

Para trás, irremediavelmente, ficarão aqueles que ainda sonham com a possibilidade de voltar a ver Angola com a sua economia virada, quase que exclusivamente, para o sector do petróleo e seus derivados e que, por não saberem conviver com estes tempos de mudança, produzem declarações totalmente irresponsáveis mas reveladoras das suas insuficiências.

Esse período, definitivamente, faz já parte do passado!
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário: