quinta-feira, 18 de abril de 2013

Moçambique/Banco Nacional de Investimento de Moçambique vai funcionar também como banco de fomento



18 abril 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

O Banco Nacional de Investimento (BNI) vai passar a actuar, em simultâneo, como banco de fomento, disse o presidente da instituição na cerimónia de inauguração do edifício-sede da instituição, em Maputo, citado pela imprensa moçambicana.
“O BNI representa um novo conceito de banco, caracterizado por actuar, simultaneamente, no segmento da banca de investimento e de fomento, não com os depósitos de particulares mas sim com fundos próprios, indo passar a recorrer ao mercado de capitais para tornar possível a sua actuação”, disse ainda Maleiane.
O Estado moçambicano detém a totalidade do capital do BNI que, na altura da sua constituição, em 2010, assumia a posição de banco de investimento dedicado ao financiamento de infra-estruturas em Moçambique.
Quando entrou em actividade em 2011, o banco era detido pelo Estado moçambicano em 49,5%, através da direcção Nacional de Tesouro, ficando o grupo estatal financeiro português Caixa Geral de Depósitos com outros 49,5%, pertencendo o 1% restante ao Banco Comercial de Investimento (BCI).
Em Dezembro de 2012, o Estado moçambicano passou a deter a totalidade do capital do BNI, depois de ter adquirido as participações dos outros dois accionistas.

Nenhum comentário: