terça-feira, 30 de abril de 2013

BRICS/Síria quer se juntar a Rússia e Brasil no BRICS, o bloco dos países emergentes



Governo sírio também espera que a Rússia participe da reconstrução do país

27 abril 2013, Diário da Rússia http://www.diariodarussia.com.br (Rússia)

A Síria deseja juntar-se em breve à Organização para a Cooperação de Xangai e também ao bloco formado pelas economias emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – BRICS. A afirmação, oficial, foi feita na manhã deste sábado, 27, pelo ministro da Informação daquele país do Oriente Médio, no encontro que Omran Ahmed al-Zouabi teve com o vice-presidente do Conselho da Federação da Rússia, Ilyas Umakhanov.


Cidadãos sírios agradecem apoio russo ao país, em manifestação em Amsterdã, na Holanda
O Ministro Al-Zouabi disse que o governo da Síria também espera que a Rússia participe da reconstrução do país após a resolução da crise política e institucional que provocou a morte de pelo menos 70 mil pessoas e deslocou milhões de outras, em pouco mais de dois anos.

Na declaração final da Cúpula dos BRICS em Durban, na África do Sul, em março deste ano, os líderes dos cinco países expressaram "profunda preocupação" com a guerra civil em curso na Síria e advertiram contra qualquer novo ato de militarização do conflito.

Fundada em 2001, a Organização para a Cooperação de Xangai é formada por Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. A instituição reúne esforços para combater o terrorismo e a radicalização nos países-membros, além de funcionar em outras áreas, como a política e o comércio. Afeganistão, Índia, Irã, Mongólia e Paquistão têm status de observadores na OCX, enquanto Bielorrússia, Sri Lanka e Turquia são classificados como parceiros de diálogos.

O bloco BRICS – sob a sigla criada pelo banco de investimentos Goldman Sachs – tem crescido em importância e conquistado destaque na política e na economia globais.

Nenhum comentário: