terça-feira, 10 de abril de 2012

Moçambique/Controlo efectivo da HCB permitirá sua integração nas políticas de desenvolvimento

Maputo, 10 abril 2012 (AIM) – O Presidente da República, Armando Guebuza, disse que o controlo efectivo da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) pelo Estado moçambicano permitirá a sua integração plena nas políticas e estratégias de desenvolvimento das infra-estruturas energéticas que terão como suporte a diversidade de fontes para a produção de energia em diferentes partes do país. 

A segurança energética, segundo Guebuza, coloca-se como uma questão central à escala planetária dado o seu impacto na criação do bem-estar dos povos e no desenvolvimento das nações.

O Chefe de Estado falava na noite da última Segunda-feira no Banquete Oficial oferecido no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, ao Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, no âmbito da visita que o chefe do governo luso está a efectuar ao país. 

“Moçambique possui condições para contribuir na superação deste desafio quer a nível regional, quer a nível continental e mundial, a partir da diversidade de fontes para a produção de energia”, disse Guebuza. 

O primeiro desafio do país, segundo o estadista moçambicano, é garantir a segurança energética a nível nacional e, nessa perspectiva, a estratégia de energia consagra o desenvolvimento e aproveitamento do vasto e diversificado potencial de que o país é dotado.

Aliás, é fruto desse potencial diversificado que o país está a registar, com satisfação, progressos de vulto na implementação de projectos nos domínios da produção e transporte de energia eléctrica e do gás natural bem como da extracção do carvão e do uso de energias renováveis.

“A este respeito, merece destaque o projecto de construção da Espinha Dorsal da Rede Eléctrica Nacional, o qual será determinante no escoamento da energia eléctrica a ser produzida no Vale do Zambeze”, sublinhou o Presidente. 

Na materialização destes projectos, Cahora Bassa constitui uma base, não somente de referência mas, e sobretudo, um alicerce na expansão e integração das infra-estruturas energéticas e das indústrias de consumo de energia no país. 

Esses projectos, no seu conjunto, permitirão aumentar a disponibilidade de energia para responder às necessidades do crescimento económico e desenvolvimento social a curto, médio e longo prazo.

Neste contexto, o contributo de Cahora Bassa no fornecimento de energia limpa e a uma escala que acompanha a progressão dos consumos no país e no impulsionamento de novos projectos no quadro duma matriz energética diversificada, é determinante para a segurança e estabilidade energética.

Nenhum comentário: