sexta-feira, 20 de abril de 2012

Moçambique/Sudão quer Guebuza a mediar conflito


19 abril 2012/Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz

O governo do Sudão pediu ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, para se envolver quer directamente quer juntamente com a União Africana (UA) na identificação de uma solução capaz de evitar o reacender de um conflito armando com o Sudão do Sul.

O Ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Kirti, que deu a informação hoje no final da audiência concedida pelo estadista moçambicano, Armando Guebuza, em Maputo, afirmou que o executivo de Cartum acredita no papel que o país pode desempenhar na busca duma solução capaz de travar o eminente reatamento da guerra entre os dois países.

Durante a audiência, Kirti entregou ao Chefe de Estado uma mensagem endereçada pelo homólogo sudanês, Omar al Bashir.

O Chefe da diplomacia sudanesa disse que os óptimos laços bilaterais que Moçambique sempre manteve com o seu país podem contribuir para evitar a escalada de um conflito.

“Estou aqui para explicar ao presidente Guebuza o que está a acontecer no Sudão e também pedi o seu envolvimento directo no assunto juntamente com a União Africana ou com o presidente Salva Kiir, do Sudão do Sul, uma vez os dois países há muito têm óptimos laços”, disse o ministro.

Kirti, que imputa todas as culpas ao Sudão do Sul, disse que apesar de todos os passos dados para pôr termo ao sangrento conflito armado, que durou mais de 20 anos, e teve como grande saldo o nascimento do 54/o estado da UA, Juba continua a perigar o esforço feito nesse sentido.

O Sudão do Sul, segundo o ministro, continua a acolher e apoiar os movimentos rebeldes na província de Darfour, do Nilo Azul e Kodofan, contrariando a essência do Acordo Compreensivo de Paz, assinado em Naivasha, no Quénia.

Os mais recentes desenvolvimentos tornaram impossível que os dois países chegassem a um acordo em relação a questão da demarcação da fronteira, da cidadania, a partilha das receitas provenientes da exploração do petróleo e o espectro de guerra é cada vez mais eminente.

Kirti disse, no entanto, que as conversações entre ambos continuam através da mediação da União Africana (UA), liderada pelo ex-presidente sul-africano, Thabo Mbeki, e apesar de tudo isso Ali Kirti afirma que o seu país sempre foi paciente e perseverante por acreditar que a paz seria a melhor opção para os dois estados. (RM/AIM)

Nenhum comentário: