quinta-feira, 26 de abril de 2012

Moçambique/Governo quer aumentar para 40% a participação do país na extração de petróleo e gás

26 de Abril de 2012, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz

Moçambique quer aumentar dos actuais 25 para 40 por cento a sua participação nos futuros blocos de extracção de petróleo e de gás no norte do país, anunciou o presidente da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

"A ideia é aumentar até 40 por cento [a participação nacional] em todos os futuros projectos, para melhorar o controlo estatal das companhias e trazer mais receitas para o país", disse na quarta-feira, em Maputo, Nelson Ocuane, citado pela Reuters.

No futuro, a ENH poderá optar por desenvolver blocos próprios, desde que tenha capacidade para o fazer.

Actualmente, a empresa pública detém uma participação de 25 por cento numa exploração liderada pela sul-africana Sasol e de 10 por cento em três blocos concessionados a consórcios liderados pela norte-americana Anadarko, pela italiana ENI (que integra a portuguesa Galp) e pela norueguesa Statoil, todos na bacia do Rovuma, no norte de Moçambique.

O governo de Maputo anunciou que abrirá concursos até ao final do ano para a concessão de mais blocos no Rovuma, o que já despertou o interesse de companhias como ENI, Exxon Mobil, BP, Petronas, Shell, Tullow Oil, Vitol e Noble Energy. (RM/Lusa)


Nenhum comentário: