quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Portugal/AS IMBECILIDADES DE UM PRÉMIO NOBEL



28 fevereiro 2012/Resistir.info http://www.resistir.info (Portugal)


Paul Krugman (Foto: Negócios Online (Portugal)

O sr. Paul Krugman está em Portugal. Veio cá para dizer que "os salários dos portugueses têm de cair até 30% face à Alemanha" . E, do alto da sua sapiência, decreta: "Os custos laborais [em Portugal] estão desalinhados com o resto da zona euro e adequá-los vai necessitar uma desvalorização interna dolorosa, ou seja, deflação" (sic). 

O sr. Krugman tem fama de ser um keynesiano. Mas com economistas keynesianos assim já não são precisos neoliberais para nada – a identidade de pontos de vista é perfeita.

Este prémio Nobel que agora recebe honras de universidades portuguesas (por que?) deveria saber que em ocasiões de crise o necessário é aumentar o rendimento disponível das populações, relançar a produção interna e o nível de emprego, cortar as importações inúteis e priorizar o bem-estar interno em relação aos credores externos – mesmo que isso signifique um incumprimento e a expulsão da UE. Mas ao invés de falar nos espartilhos impostos pela UE, BCE e FMI que levam o país à ruína, o sr. Krugman preferiu fazer coro com a Troika.

----------------------

 

Falências atingem níveis recorde em Portugal

Só no ano passado entraram em falência 10 mil empresas portuguesas, o que representa um aumento de 65 por cento face ao ano anterior. A confirmar-se a recessão prevista para este ano, agora de 3,3 por cento, este cenário de falências pode ainda agravar-se.

Nenhum comentário: