sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Galiza e PALOP/Aline Frazão e o projeto Cacimbo achegam as crianças galegas à Lusofonia africana - Cultura e desportos

31 janeiro 2012/Diário Liberdade http://www.diarioliberdade.org http://www.diarioliberdade.org (Galiza)
PGL - A relatora usará a sua variante angolana num formato de língua próximo, em termos lexicais, ao das crianças.


A equipa de ateliês e cursos da AGAL lança um novo projeto: Cacimbo. Cacimbo é uma viagem pelos países que falam português na África, detendo-se nas suas músicas, a sua paisagem, a sua fauna e suas gentes e onde os conteúdos áudio-visuais terão um especial destaque.

A relatora dos ateliês é Aline Frazão, cantora angolana e estudante de jornalismo a morar em Santiago de Compostela, e que em 2010 participou nos Cantos da Maré. Acaba de lançar o seu primeiro álbum, Clave Bantu.

Os destinatários do ateliê são as crianças de ensino primário, entre os 9 e 12 anos. O objetivo é mostrar a África de expressão lusófona para que os alunos e alunas se podam achegar a essa cultura por meio da variante galega, o que tornará esta uma vantagem, redundando num reforço para o seu estatuto e o dos seus falantes.

A relatora usará a sua variante angolana num formato de língua próximo, em termos lexicais, ao das crianças. O ateliê terá uma duração de 50 minutos e a metodologia será ativa a procurar o envolvimento das miúdas e dos miúdos.

Mais informações:

Nenhum comentário: