quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Moçambique/Gás do Rovuma: Grupos estatais indianos na luta

29 Fevereiro 2012/ Rádio Moçambique http://www.radiomocambique.com

Os grupos estatais indianos ONGC e GAIL deverão apresentar uma oferta de 2 mil milhões de dólares pela Cove Energy, superando as anteriores da Royal Dutch Shell e da PTTEP da Tailândia, informou o diário Times of India.

A Cove Energy é uma empresa cotada no Mercado de Investimento Alternativo da Bolsa de Valores de Londres cujo principal activo é uma participação de 8,5% no bloco Area 1, na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, onde furos de prospecção revelaram a existência de reservas de gás natural avaliadas em 30 biliões de pés cúbicos.

Citando uma fonte do consórcio indiano, o jornal Times of India escreveu que a ONGC deverá anunciar a sua proposta de compra assim que receber autorização do governo indiano.

Caso a Oil and Natural Gas Corp ganhe a corrida pela Cove Energy será a terceira empresa indiana com participações em reservas de gás natural na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, onde as estatais BPCL e Videocon Industries já controlam participações de 10% cada.

Venugopal Dhoot, presidente da Videocon Industries, disse ao jornal que caso a ONGC consiga comprar a Cove Energy, empresas indianas deterão em conjunto 28,5% num depósito imenso de gás natural “o que garantirá economias de escala”. (rm/macauhub)

Nenhum comentário: