terça-feira, 10 de maio de 2011

Angola/Botswana apoia celebração regional da Batalha do Cuito Cuanavale

Gaberone, 10 maio 2011 – O Botswana concorda e apoia incondicionalmente a iniciativa do Executivo Angolano de elevar o dia 23 de Março, marco da histórica Batalha do Cuito Cunavale, a categoria de data a ser celebrada a nível da África Austral, afirmou segunda-feira o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional daquele país, Phandu Skelemani.

Segundo uma nota oficial, o chefe da diplomacia do Botswana transmitiu esse apoio durante uma audiência que concedeu ao embaixador Nelson Cosme, na sua qualidade de enviado especial e portador de uma mensagem escrita do ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Georges Rebelo Pinto Chikoty.

Após tomar conhecimento da mensagem do chefe da diplomacia angolana, o governante tswanês disse reconhecer a importância histórica daquela batalha, que marcou a viragem na luta contra o apartheid e permitiu a emancipação dos povos da região, advogando a necessidade da disseminação e estudo do seu legado histórico, cultural e político-diplomático para benefício das próximas gerações.

À margem da audiência, o ministro Phandu Sekelemani transmitiu ao embaixador Nelson Cosme algumas questões bilaterais para conhecimento do governante angolano, tendo manifestado interesse de realizar encontros com o seu homólogo angolano.

A missão do enviado especial ao Botswana foi precedida de outras que o levaram já a Namíbia e a África do Sul e visaram auscultar os governos destes países membros da SADC com o objectivo de preparar a agenda da próxima cimeira da organização a realizar-se em Luanda, durante a qual Angola assumirá a sua presidência rotativa.

Durante a sua estada em Gaberone, o embaixador Nelson Cosme foi igualmente recebido na passada sexta-feira na sede regional da SADC pelo seu secretário executivo, o moçambicano Tomás Salomão, a quem fez igualmente a entrega de uma mensagem do chefe da diplomacia angolana.

De acordo com a nota da Missão Diplomática angolana no Botswana, Tomás Salomão mostrou grande receptividade e manifestou interesse na divulgação da data que consagra a celebração da data da batalha do Cuito Cuanavale a nível da região.

O secretário-executivo da SADC falou ainda da necessidade de desenvolvimento de projectos comunitários de impacto local e regional, citando como exemplo o Projecto da Bacia Hidrográfica do rio Okavango.

Nas duas audiências, o embaixador Nelson Cosme foi acompanhado pelo encarregado de negócios da Missão Diplomática Angolana, Evaristo Dias da Silva.

O enviado especial deixou hoje a capital do Botswana de regresso a Luanda.

Angola e o Botswana fazem parte da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e mantêm relações diplomáticas há mais de duas décadas.

Nenhum comentário: