sexta-feira, 13 de maio de 2011

Angola apresenta na ONU Centro de Excelência Para Sustentabilidade em África


Nova Iorque, 13 maio 2011 – A ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, apresenta hoje, na sede da ONU, em Nova Iorque, o Centro de Excelência para Ciências Aplicadas a Sustentabilidade em África (CESSAF), a ser estabelecido em Luanda, com o objectivo de melhorar a promoção do ensino e a pesquisa das Ciências da Terra no Continente.

O CESSAF, que conta com a parceria do Instituto do Planeta Terra, tem o patrocínio do Banco Espírito Santo Angola (Besa) e o apoio cientifico das Universidades Agostinho Neto e “New Castle”, da Inglaterra. A sua apresentação vai ocorrer durante a Reunião de Alto Nível do Instituto do Planeta Terra, que se realiza no âmbito da 19ª sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A candidatura de Angola para albergar o referido centro foi apresentada no dia 18 de Fevereiro do corrente ano, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, França.

Na sequência disso, a UNESCO recomendou à Universidade Agostinho Neto o estabelecimento do CESSAF, com vista a identificar o estado do ensino das Ciências da Terra no Continente africano.

A delegação da ministra Cândida Teixeira, que se encontra desde quarta-feira em Nova Iorque, integra o pró-reitor para a Cooperação da Universidade Agostinho Neto, Agatângelo Eduardo, e o director de Gabinete da governante angolana, Július de Campos e Almeida.

Nenhum comentário: