quarta-feira, 25 de maio de 2011

Colômbia/Fundador da Blackwater treinou mercenários em bases do exército colombiano

25 maio 2011/Opera Mundi http://operamundi.uol.com.br

Simone Bruno, Bogotá

Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times revelou esta semana que a família real dos Emirados Árabes Unidos contratou o norte-americano Erik Prince, criador da controversa empresa de mercenários Blackwater, para criar um exército particular. Segundo o veículo, as forças militares encomendadas contam agora com quase 800 homens, em sua maioria, colombianos. De acordo com a revista colombiana Semana, eles foram treinados em bases do exército colombiano.

A Blackwater é investigada por diversas denúncias de violação de direitos humanos na invasão norte-americana ao Iraque, empreendida desde 2003, e ao Afeganistão, em 2001. A empresa foi contratada pelo governo dos Estados Unidos para atuar em operações nesses países.

Os Emirados Árabes Unidos, apesar de ricos, têm um exército de dimensões modestas e pouco treinado. Conforme relatou o NYT, a família real estaria cada vez mais assustada com a chamada "primavera árabe", as manifestações populares por mudanças em outros países da região. Com isso, recorreram à Blackwater -- rebatizada de Xe Service.

De acordo com a reportagem, a Xe Service criou a Thor Global Enterprise nas Ilhas Virgens Britânicas -- próximas a Porto Rico -- com a intenção de recrutar mercenários na América Latina. Na Colômbia, foi criada uma página na rede social Facebook para recrutamento chamada
"Thor Colombia", na qual militares e policiais em serviço ou afastados e pessoas comuns se candidataram para os testes de admissão.

Um contingente de colombianos ingressou em novembro do ano passado no país, com contratos de trabalhadores da construção civil, diz a reportagem. Eles foram alojados em um complexo militar provisório, chamado Cidade Zayed e receberam um pagamento diário de 150 dólares, de acordo com o NYT.
O recrutamento acontecia na sede de uma empresa colombiana em Bogotá, a Fortox S.A. Um dos sócios seria José Arturo Zuluaga Jaramillo, que há cinco anos era o titular de uma empresa onde, no mesmo endereço, colombianos eram recrutados para a Blackwater. No entanto, aquele esquema, que parecia vantajoso -- o salário prometido era de quatro mil dólares --, era na verdade um golpe.
Os mercenários recebiam somente parte do dinheiro, enquanto eram obrigados a vigiar bases em Bagdá.

Bases colombianas
Além disso, a Fortox não tem licença para atividades militares na Colômbia, nem para recrutar pessoal de segurança privada, mas uma reportagem da Semana -- realizada após a denúncia feita pelo NYT essa semana --, revelou que esses treinamentos eram feitos em bases regulares do Exército colombiano,
conforme mostram fotos, tiradas no Comando Conjunto de Operações Especiais da base de Facatativá. Nelas, é possível ver o recrutador de Blackwater Robert Bowen com outros norte-americanos e colombianos.

De acordo com o NYT, Washington tinha conhecimento do projeto da Blackwater para Abu Dhabi e foi totalmente complacente, pois considera as forças militares árabes “inexperientes”, apesar de um contingente do reino ter formado parte dos exércitos aliados que apoiaram a ocupação no Iraque.

As leis norte-americanas exigem que os cidadãos do país obtenham uma autorização do Departamento de Defesa para capacitar combatentes estrangeiros. Contudo, o porta-voz do Pentágono, Mark Toner, afirmou que, com relação a Abu Dhabi e à nova empresa de Prince, "existe uma investigação" em andamento. Segundo ele, no ano passado, justamente por treinar e utilizar no Iraque mercenários da Colômbia e das Filipinas sem autorização, a Blackwater foi condenada a pagar uma multa de 42 milhões de dólares.

Baixa qualidade
Segundo Daniel Coronell, editor da Semana e diretor do site de notícias Univisión, que se ocupou da recente investigação, "não há militares colombianos em Abu Dabi. São ex-militares, muitos deles com péssimo treinamento, servindo como mercenários. Outros não têm nenhuma preparação militar e trabalham como vigilantes. Envolveram-se apenas porque foram iludidos com a promessa de muito dinheiro".

De acordo com Coronell, estas pessoas se tratam de soldados improvisados que recebem um treinamento rápido e superficial e que, após poucos dias, viajam para os Emirados.

O baixo nível dos mercenários colombianos, afirma o NYT, está afetando o negócio de Prince com o xeque Mohamed bin Zayed al-Nahyan, que havia prometido que, se o primeiro batalhão tivesse êxito, ele subsidiaria a entrega de uma brigada de milhares de homens. Um contrato do valor de bilhões de dólares.

Leia mais:
A inútil guerra que destruiu o Iraque
Mercenários dos EUA estão de olho no Haiti
Imunidade a militares dos Estados Unidos: ideia sem base?
La Macarena: onde os mortos não têm nome
Perfil: Piedad Córdoba, a lutadora que não espera gratidão
Iván Cepeda, uma biografia vinculada à luta pela paz na Colômbia
Presidente da Colômbia nega haver acampamento das FARC na Venezuela

Wikileaks: Impunidade no governo Uribe fortaleceu paramilitares na Colômbia
Uribe usou arquivos das FARC para incriminar Chávez e Correa, revela Wikileaks

Nenhum comentário: