terça-feira, 3 de maio de 2011

Cabo Verde vai receber 7 milhões de dólares para defender ambiente

Praia, Cabo Verde, 3 maio 2011 – Cabo Verde vai receber 7 milhões de dólares, no período de 2012/2015, no âmbito da quinta ronda de financiamento do Fundo para o Ambiente Global (GEF), informou na cidade da Praia a agência noticiosa pan-africana PANA citando fonte oficial.

O GEF é um fundo criado na sequência das várias convenções das Nações Unidas sobre o ambiente, nomeadamente as Convenções sobre a Biodiversidade, as Mudanças Climáticas e a Degradação de Terras, com o intuito de apoiar os países a financiar projectos com impacto global.

Cabo Verde está a beneficiar neste momento de financiamentos do GEF no valor de 7,4 milhões de dólares e outros dois projectos ambientais no arquipélago, já concluídos, tinham beneficiado de outros ciclos financeiros do GEF de seis e três milhões de dólares, respectivamente.

Cabo Verde, juntamente com outros 12 países, faz parte da Circunscrição Sahel do GEF, uma das 32 sub-regiões em que o Fundo está organizado a nível mundial.

A capital cabo-verdiana, Praia, acolheu na passada semana um encontro sub-regional, que contou com a participação de todos os membros da Circunscrição do Sahel do GEF (Cabo Verde, Burquina Faso, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Chade), que visou preparar a próxima reunião do Conselho do Fundo, a realizar-se em Maio deste ano.

O governo de Cabo Verde vai ter de apresentar um plano de distribuição do novo fundo para as três áreas focais do GEF, designadamente biodiversidade, mudanças climáticas e degradação de terras (combate à desertificação). (macauhub)

Nenhum comentário: