segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Angola/SADC encoraja integração económica no Corredor do Lobito

30 novembro 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Lobito – O secretário Executivo Adjunto da SADC, o angolano João Caholo, garantiu quinta-feira, na cidade do Lobito (Benguela), que a organização vai continuar o seu apoio institucional ao esforço das autoridades angolanas de reactivação do Corredor do Lobito.

João Caholo reiterou esta garantia quando discursava na sessão de abertura da Conferência Internacional do Corredor do Lobito, em representação do secretário executivo da organização regional.

Disse que a promoção da integração regional, através de corredores de desenvolvimento, é um desafio que se coloca à SADC.

“A minha presença aqui é o testemunho da importância que a SADC atribui ao Corredor do Lobito”, enfatizou o secretário adjunto da SADC, frisando que, durante as festividades do 37º aniversário da independência de Angola proferiu uma palestra na Zâmbia, onde dissertou, com enfoque, sobre a importância, vantagens e oportunidades da integração dessa sub-região austral servida pelo Corredor do Lobito.

Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo são os países servidos pelo Corredor do Lobito, mas a Namíbia, Zimbabwé e Portugal participam na conferência no sentido de estudar oportunidades de cooperação.

Angop soube, no local da conferência que a RDCongo necessita de 60 dias para escoar os seus minérios, através das vias alternativas de que faz uso, porém, com uma integração a partir dos Caminhos de Ferro de Benguela (ligados pela Zâmbia/RDC), necessitaria de oito (8) dias para colocar a sua carga no Porto do Lobito, a fim de ter acesso ao mercado mundial.

Nenhum comentário: