Luanda – O vice-presidente da República, Manuel Vicente, desloca-se
nesta sexta-feira, 7, à República Unida da Tanzânia, para participar na cimeira
extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ter
lugar na cidade de Dar-Es-Salaam, no próximo sábado.
Uma nota dos serviços de apoio ao vice-presidente da República indica que Manuel Vicente irá representar, no evento, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.
A SADC é um bloco económico e político composto por 15 países da África Austral: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar (actualmente suspenso), Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
O bloco, cuja sede fica na cidade de Gaborone, foi criado em 17 de Outubro de 1992 e é de grande importância para o desenvolvimento económico coordenado na região, assim como a estabilização política.
Tem como objectivos estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, diminuir a pobreza da população de todos os países membros, melhorar a qualidade de vida, maximizar o uso dos recursos naturais da região e promover o crescimento sustentável dos países membros.
São ainda propósitos da SADC, entre outros, a promoção da paz e bom relacionamento político na região, actuando para evitar conflitos e guerras, a cooperação socioeconómica e política e a busca de soluções em comum para os principais desafios da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário