30 setembro 2010/Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz
A índia anunciou hoje em Nova Deli, um apoio a Moçambique num valor de um bilião de dólares americanos para trocas comerciais e uma linha de crédito de quinhentos milhões de dólares para programas de desenvolvimento económico.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, no final das conversações oficiais entre os dois países, no quadro da visita de Estado de quatro dias que o Presidente Armando Guebuza iniciou hoje àquele país.
A linha de crédito de quinhentos milhões de dólares destina-se a programas no domínio da agricultura, infra-estruturas e energia.
O reforço do acordo na área da defesa e ainda a cooperação no sector da segurança, especialmente para proteger as rotas marítimas contra a pirataria e a cooperação na capacitação e desenvolvimento da polícia moçambicana, foram outros entendimentos obtidos entre Guebuza e Singh.
"Os nossos países pertencem à mesma comunidade do Oceano Índico e, por isso, compartilhamos interesses comuns. É nosso interesse mútuo garantir a segurança das rotas marítimas no Oceano Índico", disse Singh em comunicado de imprensa conjunta.
O governante indiano disse acreditar que Moçambique e a liderança de Guebuza, irão ser determinantes no sucesso das iniciativas promovidas pela Índia destinadas a obter parcerias com outros países do continente africano.
“Trabalharemos estreitamente com Moçambique sobre questões regionais, bem como na preparação da próxima Cimeira Índia-África, em 2011", acrescentou primeiro-ministro da Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário