quinta-feira, 9 de junho de 2016

Roma/Vaticano saúda movimentos populares do Brasil



7 junho 2016, Brasil de Fato https://www.brasildefato.com.br (Brasil)

Redação
 
Em carta, Cardeal Turkson relembra tarefas que Papa Francisco propôs durante encontro na Bolívia

Belo Horizonte, 7 de Junho de 2016 

"Encontro Brasileiro de Movimentos Populares em Diálogo 
com Papa Francisco" ocorreu entre os dias 2 e 4 de junho, 
em Mariana / Lidyane Ponciano / CUT-Minas

Em nome do Pontífice Conselho Justiça e Paz, o cardeal Peter K.A. Turkson enviou uma carta, direto do Vaticano, saudando movimentos reunidos em Mariana, entre os dias 2 e 4 de junho, no "Encontro Brasileiro de Movimentos Populares em Diálogo com o Papa Francisco".  Na carta, ele afirma que o Brasil está vivendo um momento crítico, mas que vale a pena lutar por uma democracia plena e participativa.

Além disso, ele recorda as tarefas que o Papa Francisco propôs durante o encontro, em 2015, na Bolívia, que é colocar a economia a serviço dos povos, unir os povos por paz e justiça e cuidar da “Mãe-Terra”. “O Papa tem nos lembrado que
as soluções para os grandes problemas do mundo nascem da criatividade das mãos dos humildes”, diz o documento.

Leia carta na íntegra:

Roma, 3 de junho de 2016

Irmãos e irmãs dos movimentos populares do Brasil;

Em nome do Pontifício Conselho Justiça e Paz, saúdo a todos e lamento não ter podido acompanhar vocês neste encontro em que são retomados os debates e as propostas em torno deste objetivo que nos propomos em comum: buscar que os 3T – Terra, teto e trabalho – sejam respeitados em toda a Criação, porque são, como sinaliza o Papa Francisco, direitos sagrados.

Que bonito o gesto de realizar a reunião do Brasil em Mariana, em solidariedade com as vítimas do paradigma tecnocrático que põe a natureza a serviço da ganância. Sabemos que a contaminação da bacia do Rio Doce e suas comunidades é grave, e os acompanhamos na busca para que os crimes ambientais como este não se repitam.

Sei que estão vivendo um momento crítico em seu país. Vem a minha mente uma palavra fundamental: “democracia”. Vale a pena lutar, pacífica, mas tenazmente, por uma democracia plena e participativa.

Recordo-lhes as três tarefas que o Papa Francisco propôs durante a reunião celebrada na Bolívia, em 2015:

a) Por a economia a serviço dos povos

b) Unir a nossos Povos na busca da Paz e da Justiça

c) Cuidar da Mãe Terra

O Papa nos recordou que as soluções aos grandes problemas do mundo nascem da criatividade das mãos dos humildes, de vossas mãos. Orem por Ele e contem com as orações e o apoio deste Pontifício Conselho.

Obrigado por tudo o que fazem e que Deus os bendiga a todos. Que o exemplo de Maria sempre esteja presente nas adversidades, os inspirem a caminhar e a cantar!

Cardeal Peter K.A. Turkson - Presidente

Nenhum comentário: