sábado, 8 de novembro de 2014

Brasil e Moçambique/Lula da Silva felicita Nyusi

7 Novembro 2014, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)


O Antigo Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva endereçou ontem uma mensagem de felicitações a Filipe Nyusi pela sua eleição ao cargo de Presidente da República de Moçambique nas eleições de 15 de Outubro último.

Na missiva, a cujo teor o “Notícias” teve acesso, o antigo estadista brasileiro endereça “afectuosas congratulações pela vitória nas eleições presidenciais em Moçambique, esse país irmão do Brasil”.

“No nosso último encontro no Brasil, em Agosto deste ano, conversámos sobre como colocar Moçambique no mapa do crescimento e
como a experiência brasileira poderia ajudá-lo nesta empreitada… Tenho a convicção de que o povo moçambicano será liderado por um presidente comprometido com o futuro do seu país, com a justiça social e com o crescimento económico, e que prosseguirá com o legado deixado pelo companheiro Guebuza e a Frelimo”, sublinha o documento que temos vindo a citar.

Lula da Silva diz, por outro lado, esperar que, em breve, ele e Filipe Nyusi possam se encontrar em território moçambicano “para uma boa e promissora conversa que leve à ampliação das relações entre Moçambique e Brasil”.

A terminar a missiva, o antigo Presidente brasileiro sublinha o desejo de “muitas felicidades, meu companheiro Nyusi, muita energia, muita sorte no seu novo governo, que Deus o ilumine na condução do honrado e lutador povo de Moçambique”.

Ainda ontem, o Presidente-eleito de Moçambique, Filipe Nyusi, recebeu felicitações do Presidente da Suprema Assembleia Popular da República Democrática Popular da Coreia, Kim Yong Nam, de quem recebeu votos de muita saúde e sucessos na sua nova missão, para além de desejos de prosperidades para o povo moçambicano.

Também o Secretário-geral do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, felicitou Filipe Nyusi pela sua nomeação para o cargo de Presidente da República de Moçambique.
Numa mensagem enviada ontem, de Sousa reitera a disponibilidade de o seu partido trabalhar com a Frelimo e o Presidente-eleito para o cada vez melhor estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre os dois partidos e países.


Nenhum comentário: