quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Angola/Preparação contínua nas Forças Armadas

3 novembro 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, general Geraldo Sachipengo Nunda, garantiu ontem no Luena (Moxico) que as FAA vão continuar no próximo ano a preparação operacional, táctica e ética dos militares, com ciclos de aulas que culminam com a realização de treinos, exercícios e manobras que permitem fazer uma avaliação das suas capacidades e potencialidades.

O general disse que isso faz com que os efectivos tenham mais espírito táctico e operacional para as eventuais necessidades do país na esfera da defesa militar.

O Estado Maior-General das Forças Armadas Angolanas vai empenhar-se mais em 2015 na melhoria
das condições de trabalho e de acomodação dos efectivos.

O incremento da melhoria das condições dos militares faz parte do cumprimento das orientações do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O general Nunda disse que é necessário garantir o bem-estar dos militares para melhor fortalecerem os pilares da estrutura das Forças Armadas Angolanas.

Para isso, pediu que a disciplina, respeito às hierarquias e comando único devem pautar a conduta do efectivo para permitir ao Estado angolano, por via do Ministério da Defesa Nacional, criar e melhorar as condições sociais básicas necessárias. A promoção dos valores fundamentais deve orientar a conduta e decisões dos militares, assim como consolidar a integridade, solidariedade, unidade, humildade e amor ao trabalho.

Imprensa militar
A liberdade de imprensa consagrada na Constituição da República como um direito inalienável exige adequada preparação pedagógica dos profissionais de imprensa militar, afirmou quinta-feira, na cidade do Huambo, o chefe do Estado Maior General Adjunto para Educação Patriótica das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Egídio de Sousa Santos.

“Ao longo da vossa carreira profissional devem ter sempre presente o que a Constituição da República e as leis específicas prescrevem em relação à liberdade de imprensa no geral e, particularmente, da militar”, indicou o general das FAA, no encerramento da V reunião metodológica dos Órgãos de Imprensa Militar.

Egídio de Sousa Santos valorizou a imprensa militar, salientando que a mesma difunde factos ligados à vida da sociedade castrense, prestigiando a imagem e reputação das Forças Armadas, na base de uma linha editorial específica, que exige dos profissionais muito rigor, disciplina e zelo. O general salientou que a imprensa militar deve ser um espaço para promover a unidade e coesão, incluindo a harmonia social, prestigiando também a divulgação dos êxitos alcançados pelas FAA na defesa do território nacional.

“A imprensa militar deve promover a imagem de Angola, divulgar os símbolos de soberania e proteger as instituições eleitas de forma democrática", afirmou o general das FAA, ao recordar-se dos programas radiofónicos “Angola Combatente”, “Ojango-ya-sualali”, que em sua opinião foram importantes instrumentos de mobilização da população angolana durante o período da luta armada.

Egídio de Sousa Santos destacou de igual modo a importância do Jornal Mural na divulgação de acontecimentos relacionados com a vida social, política, económica e cultural do país.

“O bom jornalista militar é aquele que se situa no topo dos acontecimentos, vive dos factos sociais e deles se serve para construir o seu caminho”, expressou o general Egídio de Sousa, para quem é necessário cultivar a probidade, descrita como a forma mais sensata de manifestar a honestidade e a integridade de carácter.

Na cerimónia de encerramento do encontro metodológico, aberto na terça-feira, sob o lema “Por uma Imprensa Militar dinâmica, intensifiquemos o trabalho de informação e comunicação nas FAA”, o general felicitou o Conselho de Administração e o colectivo de trabalhadores da Agência Angola Press (ANGOP) pelos 39 anos de existência, assinalados na quinta-feira.

  

Nenhum comentário: