sábado, 17 de outubro de 2009

Brasil e Portugal/Petrobras e Galp estudam parceria para África e Venezuela

Porto, 16 outubro 2009 (Lusa) - A Petrobras e a petrolífera portuguesa Galp estão negociando "aprofundar a parceria", existente para a prospecção e extração de petróleo no Brasil, com projetos na África e na Venezuela, disse nesta sexta-feira o presidente da petrolífera brasileira.

"Estamos a estudar parcerias para África e Venezuela", disse à Agência Lusa José Sérgio Gabrielli, durante a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao geólogo Guilherme de Oliveira Estrella, atual diretor de Exploração e Produção da Petrobras.

Em declarações aos jornalistas, Gabrielli divulgou que em cima da mesa das negociações com a Galp estão projetos que a petrolífera brasileira tem em países africanos, como Angola, Senegal, Nigéria, Namíbia, Líbia, Tanzânia.

Sérgio Gabrielli acrescentou que "é um namoro que demora tempo", uma vez que, explicou, "é preciso fazer análise de viabilidade dos projetos e da localização".

Depois de uma reunião com o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, o presidente da Petrobras destacou que as duas empresas vão constituir uma 'joint-venture' para a área dos biocombustíveis, que deverá estar concretizada até o final do ano.

"A ideia é produzir nos dois países, mas primeiro é preciso plantar", disse Sérgio Gabrielli, recusando-se a dar mais detalhes sobre esta área de negócio.

O presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, não quis "neste dia" comentar as conclusões da reunião com a parceira brasileira.

Nenhum comentário: