quinta-feira, 5 de setembro de 2019

BRICS/China e Rússia prometem aprofundar cooperação militar


2019-09-05 19:25:04, Xinhua (China) http://portuguese.xinhuanet.com/2019-09/05/c_138367939.htm

Moscou, 5 setembro (Xinhua) -- Oficiais militares de alto escalão da China e da Rússia concordaram em fortalecer a cooperação nesta área entre os dois países para manter conjuntamente a paz e estabilidade globais.

Zhang Youxia, vice-presidente da Comissão Militar Central, e o ministro russo da Defesa Nacional, Sergei Shoigu, atingiram o acordo durante uma reunião em Moscou nesta quarta-feira.

Zhang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), elogiou o desenvolvimento das relações China-Rússia nos últimos 70 anos de
laços diplomáticos.

A China e a Rússia elevaram suas relações para uma parceria de coordenação estratégica abrangente para uma nova era, abrindo uma nova época de relações de mais alto nível com maior desenvolvimento, apontou Zhang.

Ele indicou que a China está pronta para trabalhar com a Rússia para implementar os importantes consensos atingidos pelos presidentes dos dois países, promover os laços militares na nova era, aprofundar a cooperação prática em todas as áreas, salvaguardar conjuntamente seus interesses de segurança e manter a paz e estabilidade globais.

Shoigu disse que a parceria de coordenação estratégica abrangente Rússia-China para uma nova era beneficia os dois povos e serve como uma força significativa na preservação da segurança global e estabilidade estratégica.

Ele sugeriu que os dois países fortaleçam a coordenação nos principais assuntos internacionais e regionais, lidem conjuntamente com os desafios procedentes do unilateralismo e protecionismo, e mantenham a paz e estabilidade globais.

A cooperação militar desempenha um importante papel e demonstra o quão especiais são os laços Rússia-China, avaliou Shoigu, acrescentando que seu país está disposto a melhorar a cooperação com a China nos jogos militares, em exercícios e treinamentos de pessoal.

Nenhum comentário: