terça-feira, 24 de novembro de 2015

Angola/Conselheiro de Segurança em consultas

24 Novembro 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Josina de Carvalho

O Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem em audiência, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, o secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa, Nikolai Patrushev, com quem abordou questões ligadas à paz e segurança mundial.

Angola e Rússia vão unir esforços para combater a imigração ilegal, pirataria e o terrorismo internacional. A garantia é do secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Nikolai Patrushev, no final do encontro com o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Manuel Hélder Júnior.

Nikolai Patrushev, que se fez acompanhar por uma importante delegação, foi antes recebido em audiência pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com quem abordou
questões ligadas à paz e segurança mundial.

O secretário de Segurança da Rússia disse que nenhum Estado soberano pode combater o terrorismo internacional sozinho, razão pela qual é necessário os países reunirem esforços para o efeito. 

“Estamos interessados nisto e vamos fazê-lo”, afirmou, considerando também necessário combater a prática de financiamento do terrorismo, criar uma barreira sólida para impedir a utilização dos meios de comunicação e tecnologias de informação na divulgação das actividades terroristas e garantir a segurança internacional no domínio da informação.

O secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia informou que Angola apoiou o seu país na sua iniciativa de apresentar uma declaração sobre segurança internacional na Assembleia-Geral e no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Esta cooperação é muito importante, tendo em conta que Angola é neste momento membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, sublinhou Nikolai Patrushev.

Para incrementar a cooperação bilateral, disse ser necessário haver mais troca de informações a nível dos conselhos de segurança dos dois países e das organizações estatais.

No seu ponto de vista, essas acções devem ser realizadas imediatamente para que os dois países possam combater de uma maneira eficaz os novos desafios e ameaças como a imigração ilegal e a pirataria. “Estamos disponíveis em trabalhar com os nossos parceiros, no âmbito bilateral e multilateral, para combater estes problemas”, garantiu, reiterando que o terrorismo é um mal internacional, muito difícil de ser combatido sozinho.

Nikolai Patrushev disse que a Rússia está a cooperar com a França para combater ataques terroristas, como aqueles que tiveram lugar recentemente em Paris. A queda do avião russo e as mortes ocorridas num dos hotéis no Mali, na sequência de ataques terroristas, são acções que também devem ser combatidas.

O secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia considerou frutífero o encontro com o Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Manuel Hélder Júnior, e sua delegação.
As delegações dos dois países trocaram opiniões sobre outras questões globais e assuntos regionais, tendo havido consenso em muitos pontos de vista.

Nikolai Patrushev e a delegação que o acompanha tiveram ainda ontem um encontro de trabalho com o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que esteve acompanhado de alguns oficiais generais e superiores das Forças Armadas Angolanas. No final do encontro não foram feitas declarações à imprensa.

Nenhum comentário: