sábado, 7 de novembro de 2015

São Tomé e Príncipe quer afirmar-se como o “Dubai de África” com um porto construído pela China

3 novembro 2015, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

Depois de 2014 ter ficado marcado por uma inédita visita à China de um presidente de São Tomé e Príncipe, o arquipélago vai agora receber um vultuoso investimento chinês, tendo em vista afirmar-se como o “Dubai de África.”

O porto de águas profundas, com um custo estimado em 800 milhões de dólares e cuja construção foi adjudicada a um grupo chinês, foi apresentado em Outubro pelo governo de São Tomé e Príncipe a investidores em Londres, onde o primeiro-ministro Patrice Trovoada defendeu, numa entrevista ao jornal Independent on Sunday, o “plano de negócios” do arquipélago.

“O que a China está a oferecer num negócio como este é
um empréstimo e não um donativo. O que nós temos é uma empresa chinesa tecnicamente capaz que se empenhou. É um acordo comercial, não político”, afirmou o chefe do governo são-tomense.

A China Harbour Engineering Company (CHEC) vai co-financiar, com pelo menos 120 milhões de dólares, a construção do porto, descrito pelo governo como uma “infra-estrutura de classe mundial para servir as necessidades logísticas do Golfo da Guiné.”

O primeiro porto de águas profundas do arquipélago deverá ser construído na zona de Fernão Dias, distrito de Lobata, a 12 quilómetros da capital, devendo entrar em funcionamento em 2019.

Ao Independent on Sunday o primeiro-ministro são-tomense assumiu o objectivo de ser o “Dubai de África”, uma “plataforma de oferta de serviços” que aproveita a proximidade geográfica a algumas das maiores economias do continente.

No ano passado, a relação entre a China e São Tomé e Príncipe tornou-se menos distante com a visita de Manuel Pinto da Costa, a primeira de um presidente são-tomense à China em quase vinte anos, ainda que a título privado.

Também em 2014, a empresa chinesa Guangxi Hydroelectric Construction Bureau iniciou a construção de uma urbanização na ilha de São Tomé, em regime de auto-financiamento estimado em 300 milhões de dólares.
A ser erguida entre a capital de São Tomé e Príncipe e o distrito de Lobata numa área de 214 hectares, a nova urbanização contará com pouco mais de uma centena de habitações bem como supermercados, escolas, creches e um hospital.

Nascida no âmbito do projecto “Expu Conga” concebido pelo ministério das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe, a nova urbanização terá ainda edifícios para os corpos diplomáticos acreditados no arquipélago bem como várias infra-estruturas com um máximo de sete pisos para os serviços de administração pública, incluindo áreas turísticas, comerciais, culturais, desportivas e de lazer.

Além da construção de raiz na nova urbanização, o contracto contempla ainda a requalificação da actual cidade de São Tomé, edificada nos anos 50 do século XX pela então administração colonial portuguesa.

Nenhum comentário: