sábado, 8 de agosto de 2015

Angola/Ntumba Luaba no Parlamento

7 agosto 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Adelina Inácio

Angola assume em Dezembro a presidência do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos, anunciou ontem o secretário executivo da organização, Ntumba Luaba, após uma reunião com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Ntumba Luaba afirmou que os países da Região dos Grandes Lagos têm interesse comum e esperam que Angola, durante a presidência, mantenha os objectivos de fortalecer o estabelecimento da paz e a democracia em África.

O secretário executivo destacou como preocupações da organização a instabilidade no Burundi, República Democrática do Congo e Sudão do Sul. “Temos feito um grande esforço no leste do Congo Democrático para combater as forças negativas naquele país, mas a grande preocupação é a estabilidade no Burundi, depois das eleições realizadas recentemente”, disse, adiantando que todas as atenções vão estar direccionadas às eleições na República Centro Africana.
 
A Assembleia Nacional aderiu em Junho do ano passado ao Fórum Parlamentar da Conferência dos Grandes Lagos, uma plataforma para
a troca de experiências, resolução de conflitos e diálogo entre os parlamentos dos países-membros. O Fórum é também um espaço para debater medidas para apoiar os esforços dos governos para prevenir e resolver conflitos, contribuindo para a consolidação dos processos de paz e reconciliação, assim como na aplicação das resoluções das Nações Unidas sobre o respeito e a protecção dos direitos das mulheres, crianças e pessoas vulneráveis em situação de conflito armado. Num outro encontro, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos,  abordou com o coordenador residente das Nações Unidas, Pier Paolo Balladelli, as relações entre as Nações Unidas e o Parlamento angolano.
 
“Estamos a terminar a fase dos 15 anos dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, passando para a fase dos 17 objectivos sustentáveis que vai ser o foco da agenda de desenvolvimento mundial entre 2016 e 2030, disse Paolo Balladelli. Dentro deste desenvolvimento, acrescentou, Angola está com papel fundamental, porque tem apresentado melhorias importantes do ponto de vista da situação económica e social. Apesar de reconhecer os avanços do país, o coordenador ONU adiantou ser preciso ainda trabalhar sobre os resultados alcançados. “As Nações Unidas têm de trabalhar mais em inquéritos e estudos para fortalecer a evidência”, disse, sublinhando o trabalho que está a ser feito no processo de graduação de Angola para País de Rendimento Médio.

Para o alcance desse objectivo, o coordenador das Nações Unidas entende que Angola deve apostar cada vez mais nos aspectos de diversificação da economia e na melhoria dos indicadores sociais. A este propósito, disse, o país pode encontrar nas Nações Unidas um verdadeiro parceiro.

Paolo Balladelli disse que o encontro foi também aproveitado para abordar com Fernando da Piedade Dias dos Santos aspectos ligados às eleições autárquicas, nesta altura em que a Assembleia Nacional aprovou o Plano das Tarefas Essenciais para a Realização das mesmas. O diplomata anunciou, para Outubro, a realização de um seminário sobre os tratados internacionais. Paolo Balladelli reconheceu ainda o trabalho que Angola tem feito para a paz e segurança na África Central e na Região dos Grandes Lagos.


Nenhum comentário: