terça-feira, 31 de março de 2015

Moçambique/Edificação de uma sociedade de justiça: Nyusi quer partido forte

31 de Março de 2015, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

O novo presidente da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, disse que vai concentrar os seus esforços na mobilização dos membros e militantes para que continuem empenhados no fortalecimento do papel do partido na edificação de uma sociedade de justiça social, de inclusão, tolerância e harmonia. Assim, segundo afirmou, os esforços do partido devem continuar direccionados à busca da paz efectiva e duradoira.

Falando no encerramento da IV Sessão Ordinária do Comité Central, que decorreu de 26 a 29 de Março na Escola Central da Frelimo, na cidade da Matola, província de Maputo, Filipe Jacinto Nyusi assegurou que vai encorajar o diálogo em curso com os diversos sectores e segmentos da sociedade para que Moçambique continue a ser admirado como uma nação pacífica, em crescimento e um destino seguro do investimento.

O presidente da Frelimo disse que assume a direcção do partido no ano em que os moçambicanos celebram 40 anos da independência nacional, sob o lema “40 Anos da Independência: Unidade Nacional, Paz e Progresso”, um momento de
exaltação da nossa história que deve servir para consolidarmos as mais importantes conquistas, nomeadamente a unidade nacional, a paz e a democracia, alicerces para o desenvolvimento sócio-económico do país e afirmação da nossa moçambicanidade.

Nyusi afirmou que a Frelimo é um partido de grandes e nobres tradições alicerçados, em todos os momentos, no funcionamento dos seus órgãos, desde a célula ao Comité Central.

“No decurso desta IV Sessão Ordinária do Comité Central, tivemos a oportunidade de analisar e debater a situação política e social prevalecente no país, caracterizada por desafios que merecem da nossa parte maturidade, coragem e responsabilidade no seu tratamento. Esta foi e continua a ser a postura da Frelimo que perante questões de interesse nacional pauta por apresentar uma resposta adequada, concertada e atempada. Tal como no passado, unidos pelo mesmo ideal, o da defesa dos interesses supremos do nosso povo, com modéstia e humildade, levaremos a bom termo a nossa missão”, indicou.

O novo presidente da Frelimo agradeceu o apoio e aconselhamento que recebeu o seu antecessor, Armando Guebuza, nas diferentes fases da sua vida e disse esperar poder continuar a contar com o seu apoio inestimável no exercício da nobre e honrosa missão que o partido acabou de lhe incumbir. De igual modo, Filipe Jacinto Nyusi quer continuar a beneficiar do precioso apoio do secretário-geral do partido, membros da Comissão Política, membros do Comité Central e dos militantes da Frelimo a todos os níveis.

Disse ter aceite com humildade e alto sentido de responsabilidade a honra e o privilégio que o Comité Central acabou de lhe conceder, de ser entre os milhões de militantes do partido aquele que passa a dirigir os seus destinos nos próximos desafios.

Anunciou que na sequência dos debates havidos na Sessão, o Comité Central decidiu propor ao XI Congresso Ordinário do partido a atribuição a Armando Guebuza do título de presidente honorário. O presidente da Frelimo eleito em sucessão a Armando Guebuza exortou aos membros do Comité Central, aos militantes e aos moçambicanos em geral para que concentrem esforços na implementação do programa quinquenal do Governo 2015-2019 e dos planos anuais subsequentes como forma de melhorar a qualidade de vida e do bem-estar de todos.

Enaltecida visão e missão de Guebuza
Em moção de saudação a Armando Guebuza, produzida no final da Sessão, o Comité Central enalteceu a sua visão e missão no combate a pobreza e na implementação do programa dos sete milhões. Segundo a moção, ao longo dos 10 anos em que esteve na liderança do partido e do Estado moçambicano, os quadros, militantes e simpatizantes da Frelimo e o povo moçambicano em geral testemunharam a sua entrega e dedicação total à missão que o partido e o povo lhe haviam incumbido, palmilhando distritos, postos administrativos, localidades e povoações, contactando e mobilizando homens, mulheres, jovens e crianças.

Sob a liderança de Guebuza, de acordo com a moção, os sectores económicos e sociais do país cresceram, permitindo que mais crianças e jovens tivessem acesso à educação e formação, mais moçambicanos de todas as idades tivessem acesso aos cuidados de saúde, a alimentos, à água, energia eléctrica e a comunicações, incluindo a telefonia móvel.

Construíram-se estradas e pontes, mobilizaram-se investimentos para a implantação de empreendimentos económicos e geração de postos de trabalho, lançaram-se as bases para a exploração dos recursos naturais, construíram-se parcerias para o fortalecimento da economia do país e Moçambique consolidou-se como uma nação com quem se fala.

Os quadros e militantes testemunharam, igualmente, a busca incessante de soluções para os desafios que o partido deve superar continuamente, para prosseguir a sua missão de, através do seu Governo, conceber e implementar estratégias adequadas para responder às expectativas do povo moçambicano, sua fonte de inspiração e razão de ser.

“Sob a liderança do camarada Armando Guebuza, o partido cresceu vigorosamente, mobilizando mais homens, mulheres e jovens para as suas fileiras, revitalizando os seus órgãos a todos os níveis, a partir da célula e consolidando o seu papel de liderança no seio das comunidades”, refere a moção, que acrescenta que Armando Guebuza preocupou-se e lutou pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos funcionários do aparelho do partido, mobilizou recursos para a colocação de meios de transporte, desde a zona até às províncias, passando pelos distritos que contam hoje com viaturas que facilitam a sua actuação na base.

Logrou igualmente assegurar que todas as províncias tivessem uma residência para o seu primeiro secretário e impulsionou a construção de edifícios para o funcionamento do partido a todos os níveis.

Com Armando Guebuza, os quadros, militantes e simpatizantes da Frelimo e o povo moçambicano em geral aprenderam e consolidaram a convicção de que a paz e a unidade nacional são os pilares do sucesso do projecto comum dos moçambicanos de edificação de uma nação cada vez mais forte e coesa.

Fiel a estes princípios do partido, Armando Guebuza empenhou-se e logrou alcançar o Acordo de Cessação de Hostilidades Militares promovidas pela Renamo, devolvendo aos moçambicanos a tranquilidade e segurança para continuarem a empenhar-se nas suas actividades diárias sem medo.

Segundo ainda a moção, os militantes e os dirigentes dos órgãos do partido compreenderam a importância de cultivar a sua auto-estima, o orgulho da moçambicanidade e o amor ao trabalho; que a participação de cada um é indispensável na busca de soluções para os desafios que o partido tem pela frente, contribuindo com ideias, trabalho e com recursos materiais e financeiros para fortalecer a capacidade de intervenção do partido na vida das comunidades.

Guebuza impulsionou o combate de preconceitos étnicos e o reforço da unidade nacional. O Comité Central apreciou o seu particular engajamento nas quintas eleições gerais e das assembleias provinciais, que garantiram a vitória da Frelimo e do seu candidato presidencial, Filipe Jacinto Nyusi, assegurando a continuidade do projecto de edificação de um Moçambique próspero iniciado por Mondlane e continuado por Samora e Chissano.

“O Comité Central saúda com muito entusiasmo o camarada Armando Emílio Guebuza, reitera a sua profunda gratidão pelo seu exemplo de total entrega e dedicação à causa da Frelimo e dos moçambicanos e assegura-lhe a sua confiança e o seu apoio para que, com clareza e sabedoria demonstradas, continue a participar activamente no partido e na conquista de novas e ainda mais sonantes vitórias. O Comité Central saúda o camarada presidente Armando Emílio Guebuza pelo seu desprendimento, pragmatismo e sentido de Estado, pela decisão de renunciar do cargo de presidente da Frelimo, eleito pelo Décimo Congresso e deseja-lhe longa vida, muita saúde e sucessos”, refere o documento.

Carinho e admiração a Maria da Luz Guebuza
O Comité Central da Frelimo também produziu uma moção de saudação a Maria da Luz Dai Guebuza, antiga Primeira-Dama e esposa de Armando Guebuza, expressando carinho e admiração pelo seu papel activo e enérgico em causas sociais de apoio aos mais vulneráveis.

Reconhece o seu empenho, dedicação, firmeza e entrega no trabalho e na luta pela afirmação da mulher moçambicana. Muitas vezes privada do calor e convívio da sua família, galgou o país inteiro, realizando encontros com os órgãos locais, de base e da OMM e interagindo com as populações.

Nestas deslocações, Maria da Luz Guebuza mobilizou as comunidades para a sua participação em programas de saúde, com ênfase para a saúde materno-infantil, planeamento familiar, vacinação, prevenção do HIV e SIDA, da malária, tuberculose, cancros da mama, do colo do útero e da próstata e de outras doenças.

Maria da Luz Dai Guebuza promoveu a participação da mulher e dos jovens na melhoria da segurança alimentar dos seus familiares e para a redução da vulnerabilidade nutricional. Com o seu exemplo, contribuiu para a preservação da paz, da unidade nacional e da elevação do espírito de auto-estima.

Impulsionou a solidariedade para com as crianças órfãs, idosos e a divulgação dos valores que identificam os moçambicanos. Sempre preocupada com o bem-estar da mulher, jovem, criança e idoso, impulsionou a construção de casas melhoradas e infra-estruturas, com destaque para as casas de mãe espera, casas para idosos, líderes comunitários, para as crianças órfãs e vulneráveis, de parques infantis, realizações que fortalecem a dignidade não só das crianças, mulheres, jovens e idosos, mas também de todos os moçambicanos.

A sua aproximação ao povo ao longo dos 10 anos, galvanizou o espírito solidário para com o próximo, encorajou o respeito pela vida e motivou as populações para usarem os recursos locais de que dispõem, para melhorarem a sua dieta alimentar, as suas condições de habitação e de saneamento do meio.

A capulana foi e é sua marca indelével. Envolvida por ela sentava-se à volta da fogueira com a sua população, naquela sua maneira simples, humilde, afável e carinhosa de ser. O Comité Central saudou Maria da Luz Guebuza pelo seu empenho na mobilização do voto para o seu partido Frelimo e para o Presidente Filipe Jacinto Nyusi.

“O empenho da camarada Maria da Luz Guebuza, não só se reflectiu no bem-estar dos moçambicanos, como contribuiu para a projecção do nome e prestígio de Moçambique além fronteiras. O seu trabalho em prol da criança, mulher, jovens, pessoa idosa, em suma dos moçambicanos, complementou o trabalho do camarada presidente Armando Emílio Guebuza, traduzindo na prática que lado a lado do nosso querido presidente sempre esteve esta grande mulher”, refere a moção.


Nenhum comentário: