sábado, 6 de dezembro de 2014

Moçambique/Vaticano: Guebuza recebido pelo Papa Francisco


O presidente da República, Armando Emílio Guebuza, no prosseguimento da sua visita à República Italiana, foi recebido ontem em audiência privada pelo Papa Francisco, Chefe do Estado do Vaticano, no seu gabinete de trabalho, na Santa Sé, a quem transmitiu a gratidão do nosso país à Igreja Católica, ao mais alto nível, pelo contributo que tem dado na promoção e preservação da paz através das suas instituições de carácter educativo.

Guebuza teve um tetê-a-tetê com o Sumo Pontífice, no qual se debruçaram sobre as relações de amizade e cooperação existentes entre a Santa Sé e Moçambique, com maior destaque para
o apoio que o Vaticano, através das suas organizações sociais, tem dado na consolidação da paz e promoção da educação e saúde. Os dois estadistas aproveitaram a oportunidade para uma troca simbólica de presentes.

Num outro momento, o PR manteve conversações com o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por Dom Antoine Camilleri, Subsecretário para as Relações com os Estados, no qual fez-se uma avaliação do estado das relações de amizade e cooperação entre os dois Estados.

Dando seguimento às suas actividades agendadas para o dia de ontem, o PR deslocou-se , no final da tarde, à sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), aqui em Roma, onde recebeu do respectivo director-geral, Graziano da Silva, garantias de apoio financeiro para o desenvolvimento de projectos de piscicultura e aumento da produtividade agrícola no que concerne aos cereais.

À  sua chegada, como é de praxe, o Chefe do Estado procedeu à assinatura do Livro de Honra daquela organização internacional e manteve um breve encontro com Graziano da Silva, que se seguiu de uma visita à Biblioteca da FAO.

Falando à imprensa moçambicana que acompanha a visita do Chefe do Estado a Roma, Graziano da Silva destacou o facto desta organização ter “uma relação muito boa com Moçambique e que fortaleceu-se ainda mais depois da cimeira de Maputo”, na qual  a FAO ficou responsável pela implementação da política comum de segurança alimentar nos países de língua oficial portuguesa (CPLP).

“Nós estamos muito contentes com esta visita do Presidente de Moçambique. No primeiro semestre tivemos a visita da Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, com quem discutimos questões relacionadas com a nutrição e agora com o Presidente analisámos dois temas importantes: o aumento da produtividade dos cereais, principalmente do arroz, e também acertámos um apoio para o desenvolvimento da piscicultura”, disse Graziano da Silva.

De referir que Moçambique é membro da FAO e, como tal, contribui directamente na sua governação através da sua participação activa nos órgãos de tomada de decisão. O escritório da FAO em Moçambique está entre os maiores do Continente Africano. Além de suas actividades de representação, a estrutura desta organização inclui programas, funções operacionais e administrativas bem como a gestão do risco de desastres.

O mandato que a FAO tem para Moçambique é de alcançar a segurança alimentar para todos, garantindo que as pessoas tenham acesso regular a alimentos suficientes de alta qualidade para levar uma vida activa e saudável. Para o efeito, a FAO tem o desafio de elevar os níveis de nutrição e melhorar a produtividade agrícola e as vidas das populações rurais, contribuindo assim para o crescimento da economia de Moçambique.

Entretanto, no cumprimento da sua agenda de trabalho, o Presidente Guebuza irá efectuar uma deslocação à região municipal de Reggio Emilia com recurso a um comboio de alta velocidade, onde está prevista a sua participação numa Sessão Especial do Conselho Municipal, onde irá proferir um discurso subordinado ao tema “Passado, Presente e Futuro da Cooperação entre Moçambique e Itália e Papel da Reggio Emilia”.

Jaime Langa, em Roma


Nenhum comentário: