sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Angola/Milhares de lojas no mundo rural

21 fevereiro 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao/ (Angola)

José Rufino | Luena

“Estão a ser criadas condições para aumentar o rendimento das famílias com a instalação, em cada município, de centros integrados  de microprocessamento de alimentos e inserção da população no mercado de emprego”, garantiu a ministra, durante a visita de dois dias que efectuou ao Moxico.

Rosa Pacavira referiu  que  o Executivo  estimulou, em todo o país, vários investimentos ligados  ao Programa de Luta Contra a Pobreza, razão pela qual estão a ser efectuadas visitas de constatação, para avaliar a execução física e financeira dos mesmos.
 
Durante o encontro de auscultação e concertação social, a ministra ouviu as explicações dos administradores municipais sobre a aplicação dos projectos e recomendou mais transparência na aplicação das verbas.

Rosa Pacavira realçou que a maioria dos projectos desenvolvidos em todo o país consistiu  na construção de escolas e distribuição da merenda escolar. O programa “Água para todos” foi pouco dinâmico em 2013, mas garantiu que o Executivo vai trabalhar no sentido de a água chegar a toda a população. O Programa de Aquisição de Produtos Agro-Pecuários (PAPAGRO) começa em Março, na Lunda Norte, anunciou, no Dundo, a ministra do Comércio.

Rosa Pacavira, que fez o anúncio na reunião com os membros do Governo Provincial, referiu que o Programa de Combate à Pobreza tem registado melhorias desde 2010.

O PAPAGRO, recordou, destina-se a contribuir para o aumento do rendimento das famílias camponesas e de outros produtores, estimular a produção interna e reduzir as importações do que pode ser cultivado em Angola. O programa, criado pelo Executivo, pretende igualmente assegurar o escoamento e comercialização regular da produção nacional pelos serviços logísticos e distribuir todos os excedentes da produção familiar camponesa, das cooperativas e associações agrícolas.

O PAPAGRO tem como principais clientes os Ministérios de Defesa e do Interior e as empresas petrolíferas e da construção civil.

Na reunião, que serviu para avaliar a execução do programa na província, a ministra também anunciou a entrada em funcionamento este ano de um programa de mobilização social para incentivar a população a vender ao Estado lixo que recolha.  No encontro participaram a vice-governadora para área económica, DeolindaVilarinho, em representação do governador provincial, e membros do conselho da auscultação social.


Nenhum comentário: