quarta-feira, 28 de março de 2012

China/Lançado em Macau fundo de mil milhões de dólares para fomentar relações entre a China e os Países de Língua Portuguesa


28 março 2012/Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

O secretário para a Economia e Finanças de Macau, Francis Tam, anunciou terça-feira a criação do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa com um capital inicial de 200 milhões de dólares americanos dos quais 50 milhões serão da responsabilidade do governo de Macau.

O Fundo de mil milhões de dólares americanos foi uma das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro da China, Wen Jiabao durante a 3ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, realizada em 2010, em Macau.
O Fundo pretende conceder empréstimos, mais vantajosos, aos países asiáticos e africanos, membros do Fórum, bem como, ajudá-los na formação de dirigentes e de pessoal técnico.

Francis Tam revelou ainda que o Fundo irá ser registado nas Ilhas Cayman e que o governo prevê a sua capitalização até ao final do ano.

A gestão do fundo será feita pelo China Development Bank Capital Corporation Ltd (CDBCCL) tendo como parceiro, em representação do governo de Macau, o Fundo de Desenvolvimento  Industrial e de Comercialização de Macau (FDICM).

O director-geral do BDC, Zhang Xuguang disse que o Fórum Macau será a plataforma mais importante entre o Fundo, os países de língua portuguesa e os parceiros.

Zhang disse que além da concessão de empréstimos e investimentos directos o Fundo vai estabelecer “joint-ventures” com empresas dos países de língua portuguesa que queiram entrar na China.

O vice-ministro do comércio da China, Jiang Zengwei lembrou, na cerimónia de apresentação do Fundo, que em 2011 as relações comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa atingiram os 117 mil milhões de dólares.(macauhub)

Notícias relacionadas:
  1. Macau vai participar em fundo para promover as relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa
  2. China criou fundo de mil milhões de dólares para desenvolver relações com países de língua portuguesa
  3. China lança em Março fundo de mil milhões de dólares para apoiar relações com países de língua Portuguesa
  4. Comércio entre a China e os países de língua portuguesa atingiu 107 mil milhões de dólares entre Janeiro e Novembro
  5. China divulga em Macau condições de acesso a linha de crédito para os países de língua portuguesa

Nenhum comentário: