sábado, 24 de março de 2012

Brasil/Ministros de Angola e do Brasil abordam criminalidade organizada

Brasília, 23 março 2012, AngolaPress (Do enviado Especial) – O ministro angolano do Interior, Sebastião Martins, e o de Estado da Justiça da República Federativa do Brasil, José Eduardo Cardoso, analisaram quinta-feira, em Brasília, aspectos relativos à criminalidade organizada e as formas de cooperar para o seu combate, nos dois países, com especial enfoque ao narcotráfico.

O governante angolano, que cumpre uma visita oficial ao Brasil, no âmbito da cooperação bilateral, disse no final do encontro, decorrido no Palácio da Justiça, em Brasília, que tem havido sinais preocupantes de tráfico de drogas no movimento Angola-Brasil.

Com efeito, disse que recomendou-se aos especialistas do ramo dos dois países a incrementarem as acções de cooperação, fundamentalmente na troca de informações, avaliação conjunta de riscos e no cadastramento de potenciais traficantes que se movimentam nos respectivos espaços territoriais.

Sebastião Martins disse também ter avaliado com o seu interlocutor a experiência do Brasil no âmbito da criminalidade urbana.

Por este motivo, o ministro do Interior da República de Angola visita hoje a cidade do Rio de Janeiro para tomar contacto com a experiência das acções que as autoridades policiais brasileiras têm desenvolvido para melhorar a segurança em áreas de alto risco, nomeadamente em favelas.

A vida dos angolanos no Brasil e dos brasileiros em Angola mereceu também destaque no encontro entre os dois ministros, que avaliaram igualmente os factores que têm estado na dificuldade de mobilidade dos cidadãos nacionais no Brasil e vice-versa.

Segundo o ministro, tem havido algumas vezes recusas de entrada de cidadãos angolanos no Brasil, sendo que houve necessidade de se dedicar uma especial atenção para que tais factos não ocorram e, no caso de acontecer, se faça de forma justificada.

“Entendemos que devíamos indicar pontos de focais que vão acompanhar em permanência e estabelecer um interface entre as nossas duas instituições, no caso o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) de Angola e a Polícia Federal do Brasil”, frisou.

A par disso, Sebastião Martins fez saber que Angola recebeu contribuições do Brasil no que toca alguns planos estratégicos que estão a ser adoptados por este país sul-americano para o asseguramento de grandes eventos.
Angola tem sido convidada para albergar eventos de grande dimensão, sendo que a República Federativa do Brasil vai albergar a Copa de Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, bem como uma visita Papal, onde estão a ser estruturadas novas acções de asseguramento de grandes eventos.

O ministro do Interior considerou necessário aproveitar essa experiência para desafios futuros que Angola possa ter. 

O encontro foi presenciado pelo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Ambrósio de Lemos, pelo embaixador da República de Angola no Brasil, Nelson Cosme, para além de altos responsáveis do Ministério do Interior de Angola e da Justiça do Brasil.

Nenhum comentário: