quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Angola/Africanos preparam brigada militar de manutenção da paz

Luanda, 23 fevereiro 2009 (Lusa) - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realiza, desde domingo, em Cabo Ledo, na província angolana do Bengo, exercícios militares conjuntos para preparar uma brigada de manutenção da paz na África.

Os exercícios estão sendo realizados por 250 militares, concentrados na unidade dos Comandos das Forças Armadas de Angola, em Cabo Ledo.

Com duração de uma semana, as manobras têm como objetivo preparar a brigada especial da SADC para operações de manutenção da paz, conforme a força de alerta da União Africana.

Na cerimônia de abertura, o vice-chefe das Forças Armadas Angolanas, general Geraldo Sachipengo Nunda, disse que as manobras permitirão "testar a operacionalidade" da Brigada em Estado de Alerta, no quadro da sua missão de observação e controle, apoio à pacificação, intervenção num Estado-membro, tendo em vista a restauração da paz e a segurança e na prevenção de eventuais conflitos.

O chefe do exercício "Golfinho Fase I - Mapex" Matthendele Moses Dlamini, anunciou que a Brigada em Estado de Alerta da SADC está preparada para intervir na República Democrática do Congo e Madagascar, "para ajudar a restaurar a paz nesses países".

"A Brigada em Estado de Alerta da região deve funcionar como elemento importante na pacificação dos Estados de África", disse Dlamini,.

O exercício Golfinho com componentes militar, policial e civil, prevê três fases. A primeira é a preparação, a planificação e o exercício no mapa de Angola.

A segunda inclui um exercício de posto de comando, que ocorre em Moçambique, e a terceira corresponde à combinação entre os dois exercícios anteriores, com homens no local, prevista para a África do Sul.

Nenhum comentário: