sábado, 21 de fevereiro de 2009

Brasil/Petrobras negocia empréstimo de 10 mil milhões de dólares com o China Development Bank para explorar petróleo

Brasília, Brasil, 20 fevereiro 2009 - A estatal de petróleo do Brasil Petrobras iniciou quinta-feira negociações com o China Development Bank (CDB) – o maior banco de fomento do mundo - para a concessão de um empréstimo de 10 mil milhões de dólares destinados à exploração de petróleo na camada do pré-sal, escreve a agência Brasil.

A exploração será feita com a participação da petrolífera estatal chinesa, Sinopec.

O memorando de entendimento foi assinado em Brasília durante a visita que o vice-presidente da China , Xi Jinping está a efectuar ao Brasil.

De acordo com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, os pormenores do contrato serão definidos até Maio, para assinatura durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China.

Além da parceria na exploração de petróleo no Brasil, o acordo firmado entre Petrobras e Sinopec prevê o fornecimento de 60 a 100 mil barris de petróleo por dia durante o corrente ano.

A Petrobras assinou também um memorando de entendimento com a estatal China National Petroleum Corporation (CNPC) para fornecimento de 40 a 60 mil barris/ dia.

Durante a visita do dirigente chinês foram igualmente assinados um memorando de Entendimento entre a Energia Sustentável do Brasil e a Donfang Energy relacionado com o contrato para fornecimento de 18 turbinas para o Projecto Jirau, no Complexo Hidroeléctrico do Rio Madeira e um Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Huawei do Brasil e a Fundação Universidade de Brasília.

Em 2008, o comércio entre a China e o Brasil atingiu os 36 mil milhões de dólares fazendo com que a China se tornasse no segundo maior parceiro comercial do Brasil. (macauhub)

Nenhum comentário: