segunda-feira, 7 de setembro de 2015

BRICS, БРИКС/Discurso do presidente chinês na Comemoração do Dia da Vitória

3 setembro 2015, Embaixada da República Popular da China no Brasíl  http://br.china-embassy.org (Brasil)




Beijing (Xinhua) -- Segue o texto completo do discurso feito nesta quinta-feira pelo presidente Xi Jinping na Comemoração do 70º aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial, realizada no centro da capital chinesa.

Discurso do Presidente da República Popular da China

Sr. Xi Jinping

na Comemoração do 70º Aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial

3 de setembro de 2015

Compatriotas de todo o país,

Excelentíssimos Chefes de Estado, de Governo e Representantes das Nações Unidas e outras organizações internacionais,

Ilustres convidados,

Todos os oficiais e soldados que participam neste desfile militar,

Senhoras e Senhores, Camaradas e Amigos,

Hoje é um dia que merece ser lembrado pelos povos do mundo para sempre. No hoje de setenta anos atrás, depois de 14 anos de lutas difíceis e árduas, o povo chinês conseguiu a grande vitória da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, declarando a vitória total da Guerra Antifascista Mundial. A luz do sol da paz brilhou de novo sobre a terra.

Aqui, gostaria de, em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (CCPCC), da Assembleia Popular Nacional, do Conselho de Estado, da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), da Comissão Militar Central do Partido Comunista da China, manifestar a nossa alta consideração e respeito aos veteranos, personalidades patrióticas e generais e comandantes do todo o país que participaram na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, bem como aos descendentes chineses domésticos e ultramarinos que fizeram contribuições importantes para a vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa. Gostaria de manifestar os nossos sinceros agradecimentos aos governos estrangeiros e amigos internacionais que apoiaram e ajudaram o povo chinês na resistência contra a agressão. Gostaria de dar as calorosas boas-vindas aos convidados e amigos militares de todos os países que participam na comemoração de hoje.

Senhoras e Senhores, Camaradas e Amigos!

A Guerra do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Guerra Antifascista Mundial são uma grande batalha decisiva entre a justiça e o mal, a luz e a escuridão, o progresso e a reação. Naquela guerra feroz e brutal, a Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa começou mais cedo e durou mais tempo. Perante os agressores, o povo chinês, indomável e determinante, lutou com o seu sangue, derrotando de forma completa os agressores militaristas japoneses, e salvaguardando os frutos de civilizações da nação chinesa que tinha desenvolvido por mais de 5,000 anos e a causa da paz da história da humanidade, forjando um cenário esplêndido na história de
guerra, constituindo uma grande proeza da nação chinesa.

A vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa é a primeira vitória total da China em resistência contra invasões estrangeiras desde tempos modernos. Esta grande vitória esmagou o estratagema do militarismo japonês de colonizar e escravizar a China, apagando as humilhações nacionais da China nos fracassos sucessivos em combate às agressões estrangeiras desde tempos modernos. Esta vitória definiu de novo o estatuto de potência da China no mundo, fazendo com que o povo chinês ganhasse o respeito dos povos do mundo que amam a paz. Esta grande vitória abriu um futuro brilhante da revitalização da nação chinesa, iniciando uma nova odisseia da China antiga, uma Fénix renascida das suas cinzas.

Naquela guerra, o povo chinês suportou, com grandes sacrifícios, o Campo de Batalha principal do Oriente na Guerra Antifascista Mundial, dando contribuições importantes para a vitória da Guerra Antifascista Mundial. A Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa também obteve amplos apoios da comunidade internacional. O povo chinês vai lembrar-se para sempre das contribuições feitas pelos povos dos diversos países para a Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa!

Senhoras e Senhores, Camaradas e Amigos,

As pessoas que experienciaram a guerra compreendem melhor a preciosidade da paz. O objetivo da nossa comemoração do 70º aniversário da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial é memorizar a história, comemorar os mártires antepassados, estimar a paz e abrir o futuro.

As chamas daquela guerra espalharam à Ásia, Europa, África e Oceânia, o número das baixas dos militares e civis ultrapassou os 100 milhões, entre os quais o número das baixas dos chineses ultrapassou os 35 milhões, e o número de mortes na União Soviética ultrapassou os 27 milhões. Não devemos deixar repetir, de forma nenhuma, esta tragédia histórica, assim é a melhor comemoração nossa aos espíritos sacrificados pela salvaguarda da liberdade, justiça e paz, bem como aos espíritos inocentes massacrados naqueles anos.

A guerra é um espelho que pode fazer com que as pessoas melhor reconhecessem a preciosidade da paz. Hoje, a paz e o desenvolvimento já se tornaram na tema principal da nossa época. Porém, o mundo ainda não é nada pacífico, e a espada de Dâmocles da guerra ainda está suspensa sobre a cabeça da humanidade. Devemos tomar a história como um espelho e consolidar a nossa determinação de salvaguardar a paz.

Pela paz, devemos formar consistentemente uma consciência da comunidade do futuro comum da humanidade. O preconceito, a discriminação, o ódio e a guerra só trarão desastres e dores. Devemos respeitar mutuamente, tratar uns aos outros ao pé de igualdade, desenvolver em paz e prosperar em comum, estes é que são caminhos corretos da humanidade. Todos os países do mundo devem salvaguardar juntos a ordem e o sistema internacionais que têm como núcleo os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas, construir ativamente um novo tipo de relações de ganhos compartilhados, a fim de promover em conjunto a causa nobre da paz e do desenvolvimento do mundo.

Pela paz, a China insistirá inabalavelmente no caminho do desenvolvimento pacífico. A nação chinesa zela pela paz. Seja em qual fase do desenvolvimento, a China nunca irá buscar a hegemonia, nem a expansão e jamais imporá as experiências dolorosas que tinha sofrido às outras nações. O povo chinês persistirá na convivência amistosa com todos os outros povos do mundo e salvaguardará firmemente os frutos da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial, esforçando-se a fazer novas e maiores contribuições para a humanidade.

O Exército da Libertação Popular (ELP) chinês é o exército de filhos do povo. Todos os oficiais e soldados do Exército devem ter mente o objetivo fundamental de servir o povo como todo o coração, devem cumprir os deveres sagrados de salvaguardar a segurança da Pátria e a vida pacífica do povo e cumprir a missão sagrada de defender a paz mundial. Gostaria de anunciar que a China irá reduzir 300 mil de efetivos nas suas forças armadas.

Senhoras e senhores, camaradas e amigos,

"Muitas causas têm um bom início, mas poucas obtêm um bom fim". A realização da grande revitalização da nação chinesa necessita de esforços de geração em geração. A nação chinesa criou uma civilização esplêndida com uma história de mais de 5.000 anos, e certamente conseguirá criar um futuro mais brilhante.

No caminho para a frente, os povos de todos os grupos étnicos da China devem, sob a liderança do Partido Comunista da China, persistir no princípio orientador do Marxismo e Lenismo, do importante pensamento de Mao Zedong, da Teoria de Deng Xiaoping, dos princípios de Três Representatividades e do Conceito Científico de Desenvolvimento, seguir o caminho do socialismo com características chinesas e realizar o plano estratégico de "quatro abrangentes", com o fim de promover o grande espírito patriótico e o grande espírito da guerra de resistência e avançar valentemente rumo aos nossos objetivos estabelecidos com a vontade unânime, superando todas as dificuldades!

Vamos memorizar juntos a verdade inspirada pela história:

A vitória pertencerá à justiça!
A vitória pertencerá à paz!
A vitória pertencerá ao povo!





----------------- Relacionada


BRICS, БРИКС/Xi pede que países lembrem história da guerra e busquem desenvolvimento pacífico
3 setembro 2015, Embaixada da República Popular da China no Brasíl  http://br.china-embassy.org (Brasil)

Beijing, 3 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, disse na quinta-feira que todos os países devem tirar lições da história da Segunda Guerra Mundial e aderir ao desenvolvimento pacífico.

Xi fez as observações ao discursar em uma recepção depois de um grande desfile militar para comemorar o 70º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial.

"É nossa esperança sincera que todos os países tirem sabedoria e força da história, busquem um desenvolvimento pacífico e trabalhem juntos para dar um futuro promissor para paz mundial", declarou a mais de 800 convidados chineses e estrangeiros.

A vitória da China na guerra foi um grande triunfo obtido pelo povo chinês lutando ao lado de seus aliados antifascistas e das pessoas em todo o mundo, disse o presidente.
"Como o palco principal no leste da guerra antifascista, a guerra chinesa de resistência fez uma contribuição crucial para sua vitória mundial", acrescentou Xi.

"Nenhuma força é maior do que trabalhar junto com uma mente", afirmou ele, ressaltando que, durante a guerra, pessoas de aliados antifascistas e outras forças através do mundo estavam de mãos dadas contra o inimigo comum.

"Nós, os chineses, nunca esqueceremos o inestimável apoio dado pelos países pacíficos e justos, pessoas e organizações internacionais para nossa luta contra os agressores japoneses."
Xi expressou gratidão sincera a todos os governos estrangeiros, organizações internacionais e amigos de outros países que deram ajuda e apoio ao povo chinês durante o tempo de guerra.

A história pode ter reviravoltas, mas avançará estavelmente, disse Xi. A história é gravada em corações e mentes do povo e não tolera nenhuma negação nem pode ser anulada, indicou.
"Nós comemoramos a vitória de nossa guerra de resistência e da guerra antifascista mundial e condenamos a brutalidade dos agressores", manifestou Xi, acrescentando que "fazemos isso para reacender o anseio e comprometer-nos com a paz, não para prolongar o ódio".

Xi destacou que todas as pessoas devem ter a visão correta da história e lembrar a inspiração e as lições de história.

"A negação da agressão do passado significa fazer um escárnio da história e constitui um insulto à consciência humana", disse.

Com uma memória dolorosa do passado, o povo chinês comprometeu-se sempre com um caminho de desenvolvimento pacífico e uma estratégia de benefício mútuo, indicou Xi.
"Uma China mais forte e mais desenvolvida representará uma força mais forte para a paz mundial", disse.

Também participaram do evento o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, o chefe do Legislativo, Zhang Dejiang, e outros altos líderes, como Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.


Nenhum comentário: