terça-feira, 25 de junho de 2013

Angola/SADC: Ministra das Pescas quer ferramentas para aumentar proveito de recursos naturais



24 junho 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda  - A ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, disse esperar do Fórum da SADC para o Desenvolvimento da Aquicultura, a decorrer desde hoje, em Luanda, ferramentas necessárias para o aproveitamento do potencial em recursos naturais dos estados membros, de forma a sustentar a segurança alimentar, reduzir a fome, pobreza e criar emprego.

A governante fez estas considerações na abertura da reunião do grupo de trabalho da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC),
cujo objectivo é elaborar a Estratégia de Desenvolvimento da Aquicultura na região e melhorar a renda das populações carentes.

"Em muitos dos nossos países a prática da Aquicultura já é uma realidade. Não obstante a extensa e rica costa marítima que possuímos, em Angola, a biomassa do mar  não ficou fora destes fenómenos que afectaram mundialmente os recursos marinhos", sublinhou a ministra, acrescentando que estes factores ambientais diminuíram a abundância destes recursos que o país possuía.


Por este facto, e por causa do longo período de conflito armado registado no país disse a governante,  o Executivo Angolano estabeleceu um sub-programa para o Desenvolvimento da Aquicultura, que inclui projectos de construção de estações experimentais piscícolas, centros de larvicultura destinados à produção de espécies marinhas e de água doce, fábricas de ração e fomento da aquicultura comunal.

Na reunião participam representantes de Angola, Botswana, República Democrática do Congo, República Unida da Tanzânia, Malawi, Moçambique, Seychelles, Maurícias Zâmbia, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Swazilândia e Lesotho.

Trata-se de um encontro para dar  continuidade aos trabalhos iniciados em Fevereiro último em Swakopmund, Namíbia, onde foram traçados os objectivos, a missão e a visão de estratégia de desenvolvimento.

Nesta reunião estão programadas apresentações e debates em torno da situação da aquicultura na região, o quadro jurídico-legal e os elementos da estratégia.

Nenhum comentário: