O presidente de São Tomé e Príncipe tomou posse numa sessão especial da Assembleia Nacional, durante a qual jurou cumprir e fazer cumprir a lei e promover o desenvolvimento social.
Reiterou a vontade de tudo fazer para assegurar uma cooperação entre o presidente, governo e Assembleia Nacional, visando promover a estabilidade política e social.
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, faz-se representar na cerimónia pelo Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes de Cabo Verde, Pedro Pires, da Nigéria, Goodluck Jonathan, e da Guiné equatorial, Theodore Nguema.
O MPLA se faz representar por uma delegação chefiada pelo seu secretário para as relações exteriores, Afonso Van-dúnem "Mbinda".
Presenciaram a tomada de posse vários Chefes de Estados e Governo ou seus representantes. Internamente a Assembleia Nacional convidou cerca de 900 entidades,distribuindo cotas por partidos com assento parlamentar.
Manuel Pinto da Costa, nascido a 5 de Agosto de 1937, em Água Grande, venceu a 2ª volta das eleições presidenciais de 7 de Agosto passado, com 52,88 por cento dos votos, contra os 47,12 de Evaristo de Carvalho.
Manuel Pinto da Costa é economista e já foi Presidente da República entre 1975 e 1991.
Depois de ter perdido em eleições anteriores com Miguel Trovoada e Fradique de Menezes, Pinto da Costa foi eleito Presidente da República 20 anos depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário