1 setembro 2011/Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz
Maputo (AIM) – O EXIM-Bank da Índia acaba de assegurar 13 milhões de dólares norte-americanos para o financiamento da construção da primeira fábrica de painéis solares em Moçambique.
Para o efeito, o governo moçambicano e aquela instituição bancária assinaram hoje, em Maputo, um acordo de crédito.
O documento foi rubricado pelo Ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, e pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) e Director-Geral do EXIM-Bank, T.C.A. Rangnathan.
A fábrica de painéis solares, cujas obras poderão arrancar ainda este ano, estará localizada na zona do Parque Industrial de Beluluane, província de Maputo, Sul de Moçambique.
Falando durante a cerimónia de assinatura do acordo, Chang explicou que se trata de um empréstimo concessional, com um período de amortização de 20 anos e um período de graça de cinco anos.
Para o governante moçambicano, a concretização do Projecto de Instalação de uma Fábrica de Módulos Fotovoltáicos Solares, em Beluluane, vai permitir a electrificação das zonas rurais, possibilitando um incremento no acesso à energia.
“Este projecto, para além de proporcionar melhores condições no fornecimento de energia eléctrica a partir da energia solar, vai criar novos postos de trabalho para técnicos moçambicanos e alargar o espaço para melhor atendimento hospitalar por via de uma maior capacidade de conservação de vacinas e outros medicamentos ao nível das zonas rurais, bem como alargar a capacidade de educação e alfabetização”, disse o Ministro na sua intervenção, momentos depois de assinatura do acordo.
Chang reconheceu, na ocasião, o empenho do governo indiano e do EXI- Bank, na procura de mecanismos mais apropriados visando contribuir para o desenvolvimento de Moçambique e para a melhoria das condições de vida das comunidades.
Por sua vez, o PCA do EXIM-Bank elogiou as relações existentes entre Moçambique e o seu país, manifestando o interesse da instituição que dirige de tudo fazer para o incremento destas relações de cooperação.
“A Índia vê Moçambique como um país prioritário nas suas relações e um parceiro mais importante da Índia em África”, disse Rangnathan.
Ele enalteceu o facto de o EXIM-Bank participar num projecto muito importante e que vai ajudar a melhorar a vida da população, através de electrificação rural.
Rangnathan acrescentou que trata-se de um projecto sem custos de manutenção.
A primeira pedra para a construção desta fábrica, que vai produzir vários tipos de painéis, foi lançada em Dezembro de 2009.
Espera-se que a construção da fábrica reduza os custos de importação dos painéis solares, estimando-se que o país esteja a gastar, anualmente, entre cinco e seis milhões de dólares.
Quando em plena actividade, a fábrica vai empregar 70 pessoas, sendo que na sua fase de construção esta poderá criar cerca de 700 postos de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário