quarta-feira, 6 de abril de 2016

Brasil/Em Salvador, Dilma é recebida aos gritos de “Não vai ter golpe”



6 abril 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

 

Em visita a Salvador, a presidenta Dilma Rousseff acompanhou a apresentação do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, nesta quarta-feira (6). Em seu discurso, Dilma afirmou que o cenário fiscal do país é difícil, mas que seu governo está “trabalhando diuturnamente para superá-lo”. E acrescentou: “Mesmo em uma fase de ajustes, temos nos esforçado para dar sequência aos projetos estratégicos das Forças Armadas”.

Ao ser recebida pelo comandante da embarcação, Dilma ouviu manifestantes gritando “Não vai ter golpe!”.
A presidenta acenou para a multidão, que empunhava cartazes contra a tentativa de impeachment em andamento na Câmara dos Deputados, e seguiu, junto ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para conhecer a embarcação.

Dilma fez questão de agradecer a demonstração de apoio e defesa da legalidade. “Queria agradecer a todos os manifestantes que se colocam aqui debaixo de chuva defendendo a nossa democracia e defendendo a institucionalidade do nosso país”, disse
ela, durante a cerimônia.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), que participou do evento, também citou os manifestantes em seu discurso. “O povo lá fora, debaixo da chuva, está dizendo que o seu voto tem que ser respeitado. Se alguém quer chegar ao governo de forma legítima, que se candidate e apresente suas propostas ao povo brasileiro pra que ele possa votar no momento oportuno”, disse o governador.

Sobre o navio, a presidenta destacou que se trata de um reforço no “nosso poder naval em ações de caráter humanitário e auxílio a desastres”. Ela também destacou a versatilidade do equipamento, que é compatível com as múltiplas funções exercidas pela Marinha do Brasil. “A lista é longa e inclui a proteção das nossas águas jurisdicionais, a Amazônia azul e as malhas hidroviárias”, disse.

Dilma reforçou o compromisso de seu governo em ampliar os investimentos. ”Por isso, na proposta da revisão da lei Orçamentária de 2016, incluímos o abatimento de R$ 3,5 bilhões para garantir a continuidade destes projetos”, reafirmou Dilma que, se referiu ao avião cargueiro KC-390, lançado nesta segunda-feira (4), em Brasília, ao satélite geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica, e ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o Prosub.

“Nos últimos anos realizamos importantes investimentos no equipamento e pessoal das Forças Armadas. Com este navio, reforçamos nosso poder naval em atividades típicas do governo e em ações de caráter humanitário”, salientou a presidenta.

Aldo: Modernizar a defesa do país
O navio tem capacidade para transportar tropas anfíbias, com heliponto, e atuar em ações humanitárias, como as que a Marinha do Brasil cumpre no Haiti e no Líbano. A embarcação foi adquirida por meio de um acordo firmado entre os governos brasileiro e francês.

“O navio oferece à Marinha brasileira um instrumento com capacidade de operar tanto na costa brasileira como fora dela em múltiplas missões exigidas pela força naval”, disse o ministro Aldo Rebelo.

Segundo ele, o navio se junta ao KC-390 como uma das principais iniciativas para modernizar a estratégia de defesa país. “O Brasil tem 17 mil quilômetros de fronteiras para proteger, para resguardar a integridade, a inviolabilidade e a unidade do nosso território, tem um espaço aéreo continental que precisa ser vigiado dia e noite”, pontuou.

“No caso da Marinha, são 4,5 milhões de quilômetros quadrados de águas jurisdicionais e nós temos a necessidade de defender essa Amazônia azul”, concluiu Rebelo.

Do Portal Vermelho, Dayane Santos com informações de agências

Nenhum comentário: