quarta-feira, 9 de abril de 2014

Moçambique/Crimes Financeiros: Maputo acolhe reunião das Alfândegas da CPLP

9 abril 2014, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

A cidade de Maputo acolhe desde esta terça-feira, a Reunião do Grupo de Trabalho de Alto Nível das Alfândegas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP.

No encontro, as Alfândegas da CPLP pretendem discutir e harmonizar políticas, bem como estratégias de combate ao crime, branqueamento de capitais, financiamento de acções terroristas e promover a facilitação do comércio, nos países da organização.

O Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Rosário Fernandes, disse que os países presentes neste encontro, devem adoptar práticas que contribuam para o desenvolvimento de finanças públicas, dos respectivos países.


Segundo Rosário Fernandes, a CPLP deve dialogar mais para pôr fim aos crimes financeiros, tendo acrescentado que se trata de uma situação que está a ser diagnosticada ao nível da comunidade, por forma a encontrarem-se critérios, metodologias, estratégias, tácticas e tudo aquilo que seja apropriado para enfrentar os crimes financeiros.

Rosário Fernandes apontou ainda que, Moçambique já deu um passo significativo no combate ao crime em circuitos electrónicos, ao aprovar a proposta de lei de transações electrónicas e assinar vários acordos na região.

“Os crimes financeiros assumem dimensões, proporções e várias metodologias, incluindo electrónicos, o que obriga o país a fazer acordos ao nível quer da SADC, como também com alguns países, concretamente com a África do Sul e a Grã-Bretanha, na área dos crimes financeiros e investigação criminal, para reforçar a capacidade de intervenção”- disse Rosário Fernandes.

O Secretário-Geral da CPLP para este sector, Francisco Linha, disse que há já vários protocolos assinados, para a troca de informações, com os serviços antifraude.

Segundo Francisco Linha, a troca de informações será feita através de todas as direcções de serviços antifraude, onde estão designados elementos específicos que, no seu conjunto, podem articular-se entre si e fazer fluir a informação, embora restrita, para que em casos necessários se possa, mediante situações concretas, responder, procurar superar e encontrar as melhores soluções para os casos que são detectados.

A nona reunião das Alfândegas da CPLP decorre sob o lema “Por uma CPLP mais unida, mais participativa, mais consolidada e mais protagonista da competitividade global.

  

Nenhum comentário: