sábado, 27 de março de 2010

Pemba, em Moçambique, vai ter novo aeroporto internacional

Maputo, Moçambique, 26 março 2010 - Um novo aeroporto internacional vai ser construído em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, dado que o custo de ampliar e modernizar o actual é de uma dimensão semelhante ao de edificar um novo, de acordo com o diário Notícias, de Maputo.

O jornal acrescenta que tendo em atenção a celeridade que se pretende na concretização da iniciativa, a empresa Aeroportos de Moçambique (AdM) vai lançar em Abril próximo um concurso público para a selecção da empresa que irá executar a obra.

Informações tornadas públicas durante a visita, quarta-feira, do primeiro-ministro, Aires Ali, à empresa Aeroportos de Moçambique, indicam que inicialmente o projecto era de ampliar e modernizar o actual aeroporto de Pemba, dado que as suas dimensões actuais mostram-se inadequadas para a intensidade do tráfego que de momento se verifica.

A construção do novo aeroporto internacional de Pemba será em regime de concessão, sendo que os fundos para o efeito já estão assegurados e o local para a sua instalação foi encontrado, segundo garantidas dadas pelo presidente da AdM no encontro com o primeiro-ministro.

A construção do aeroporto internacional de Pemba figura como um dos pontos fortes do pacote de projectos de ampliação e modernização das infra-estruturas e equipamentos aeroportuários do país, sob égide da AdM.

Recentemente arrancaram obras da conversão do aeródromo de Vilankulo em aeroporto internacional, havendo, igualmente, intervenções em curso ou já finalizadas nas infra-estruturas aeroportuárias de Tete, Chimoio, Quelimane e Beira. (macauhub)

Nenhum comentário: