sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Timor-Leste/OE – Gusmão ordena presença de "capangas" dentro do parlamento

18 novembro 2009/timorlorosaenacao

MILHÕES PARA ARMAMENTO QUANDO FALTAM MEDICAMENTOS NOS HOSPITAIS

Notícias recentes provenientes de Díli salientam a existência de enorme agitação no Parlamento Nacional devido à entrada aparatosa do primeiro-ministro com forças da sua segurança que ordenou que permanecessem dentro da casa da democracia, apesar da contestação dos deputados.

Testemunhas indignadas comentaram não perceberem quais os receios do PM ao fazer-se acompanhar por aquele “aparato de capangas tão impróprio dentro do Parlamento”, afirmando que nada justifica que homens armados “forcem a sua presença junto do primeiro-ministro” quando existe toda a segurança no Parlamento, “a não ser que pretenda intimidar os deputados da oposição e todos aqueles que apesar de pertencerem a partidos da AMP se revelam cada vez mais críticos” das políticas de Gusmão.

Tanto quanto é afirmado, sobre a saúde em Timor-Leste, “os medicamentos nos hospitais estão a faltar e o povo tem de os comprar nas farmácias privadas ou morre.” Protestam porque a AMP “destina muito dinheiro para a defesa e para a segurança”, no total de 44.954 milhões de dólares, enquanto que para a saúde destina 35.962 milhões USD. “Afinal a prioridade não é a saúde do povo mas sim a segurança dele e dos que fazem parte do seu clube”, comentam.

Hoje, no Parlamento, ocorre a discussão sobre o Orçamento de Estado. Já é publico que o governo vai privilegiar a aquisição de mais armamento em muitos milhões, menosprezando outros sectores vitais. Disso daremos conta proximamente.

Nenhum comentário: