Lisboa, Portugal, 24 outubro 2011 – O novo aeroporto internacional de Luanda pretende vir a rivalizar com o de Joanesburgo, na África do Sul, funcionando como uma placa giratória de distribuição de tráfego na região, de acordo com a folha de informação Africa Monitor.
Em construção a cerca de 40 quilómetros da capital angolana, no Bom Jesus, município de Viana, com financiamento da China, o novo aeroporto de Luanda vai dispor de pistas de aterragem capazes de receber o maior avião actualmente em exploração comercial, o Airbus A380.
“A grandeza do projecto, patente no comprimento e disposição das pistas, foi determinada de modo a fazer do novo aeroporto uma placa giratória capaz de retirar ou desviar do aeroporto de Joanesburgo tráfego destinado a países da África Central e Oriental que o usa com essa finalidade”, refere.
“A ideia chave”, adianta, é que um grande aeroporto em Angola, “com dimensão capaz de lhe conferir a posição de segunda maior estrutura do género na África Subsariana”, terá níveis elevados de utilização para o encaminhamento de tráfego de passageiros e carga destinado a países como a RD Congo, República do Congo, Namibia, Zâmbia, Uganda, Quénia e mesmo Tanzânia.
A construção do novo aeroporto está entregue a um consórcio de empresas chinesas e à brasileira Odebrecht e, de acordo com a Africa Monitor, uma das questões que ensombra o projecto angolano é a formação de recursos humanos para gerir o empreendimento, considerada escassa por alguns analistas.
No discurso de abertura do Ano Legislativo da Assembleia Nacional, na passada sexta feira, o Presidente da República angolano, José Eduardo dos Santos afirmou que a primeira fase do novo aeroporto poderá ficar concluída em 2012, dispondo de capacidade para atender 15 milhões de passageiros/ano.
Em construção desde finais de 2008, o novo aeroporto ocupa numa área de perto de 10 mil hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do Airbus A380, disporá de 12 mangas de embarque bem como restaurantes, escritórios, um hotel bem próximo e uma ligação ferroviária com a capital e, possivelmente, com a vizinha província de Malanje.
O processo de modernização das infra-estruturas aeroportuárias angolanas já envolveu também as de Cabinda, Catumbela, Benguela, Malange, Ondjiva, Lubango e Huambo.
De acordo com informações da agência noticiosa angolana Angop, o aeroporto de Carianga, em Ndalatando, está pronto para ser inaugurado e em Outubro serão aprovados os contratos para a recuperação dos aeroportos do Soyo, Dondo, Saurimo e Luena.
A directora de Infra–Estruturas do Ministério dos Transportes angolano afirmou recentemente que, até 2012, Angola deverá três aeroportos internacionais a funcionar, com a conclusão das obras em Catumbela e Bengo. (macauhub)
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