sábado, 27 de outubro de 2012

Timor-Leste/Fórum dos Supremos Tribunais da CPLP condena situação na Guiné-Bissau

26 outubro 2012/AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda – A IX Conferência do Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve lugar de 22 a 24 do presente, em Dili, Timor-Leste, condenou a situação prevalecente na Guiné-Bissau.

A informação foi prestada à Angop pelo presidente do Tribunal Supremo de Angola, Cristiano André, momentos após o seu regresso ao país, depois de ter participado do evento, que produziu uma “Declaração Final” na qual o fórum toma uma posição com relação à situação prevalecente na República da Guiné-Bissau.

“A situação ali prevalecente não só desvia os rumos da justiça, como também acaba por ofender os princípios dos direitos humanos e obviamente que o povo da Guiné-Bissau vive uma situação que merece todo o apoio da comunidade regional e internacional, por forma a que esse quadro se modifique”, afirmou.

O encontro, que reuniu nove países e territórios que têm o português como língua oficial, decorreu sob a égide do governo de Timor e teve como objectivo passar em revista algumas questões que preocupam a comunidade a nível dos tribunais e da magistratura em particular.

A X Conferência do Fórum dos presidentes dos supremos tribunais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa terá lugar em Novembro de 2014, em São Tomé e Príncipe.

Nenhum comentário: